Nesta sexta-feira (15), uma notícia a respeito de uma nova operação de pente fino caiu como uma verdadeira bomba para milhares de beneficiários do INSS.
Isso porque, se esses mesmos segurados não se atentarem a certos detalhes pode deixar o benefício por um fio, ou até mesmo, o perder definitivamente.
Segundo o porta Seu Crédito Digital, a Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), afirmou que o governo federal está realizando uma avaliação rigorosa para identificar possíveis fraudes na concessão de benefícios do instituto.
Mais enxuto
De acordo com Simone Tebet, com essa medida, o governo federal poderá economizar entre R$ 10 bilhões e 20 bilhões. Assim, a avaliação será feita em benefícios previdenciários como aposentadorias e pensões, pagos entre junho e dezembro de 2021.
Simone Tebet ainda fez questão de frisar que entre os anos 2021 e 2022, o INSS teve um aumento significativo de pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC*) e a aposentadoria, algo muito superior que a média anual.
Para Simone Tebet, esse aumento pode significar que, assim como aconteceu no Bolsa Família, o governo anterior pode ter feito concessões irregulares para fins eleitorais.
Conforme Tebet, esse é exatamente o valor necessário para recompor o orçamento de todos os ministérios. Para finalizar, a Ministra apontou que, segundo uma investigação do Tribunal de Contas da União (TCU), há indícios de irregularidades em 2,9 bilhões pagos pelo INSS.
Mas o que eu devo fazer pra não ter meu benefício cortado?
Como mencionamos acima, segurados precisam se atentar a alguns detalhes se não quiserem perder o benefício, evitando assim, futuras dores de cabeça.
De acordo com portal Escobar Advocacia, as principais situações em que muitos segurados podem vir a ter o benefício suspenso pelo INSS, principalmente nessas operações de pente fino são:
- Falta de atualização no CadÚnico para receber o BPC;
- Não comparecer às perícias médicas periódicas dos benefícios por incapacidade;
- Deixar de realizar a prova de vida;
- Não cadastrar a declaração de cárcere durante o recebimento do auxílio-reclusão;
- Após ser notificando no pente-fino, não apresentar a defesa prévia em até 30 dias.
Sendo assim, caso você se enquadre em alguma das situações de benefícios é muito importante que você entre em contato com o INSS e regularize sua situação.
Agora, se mesmo com a situação regularizada você sofrer o corte aí a recomendação é que você procure imediatamente a ajuda de um profissional especialista, como advogados, para analisar o que pode ser feito.
Agora, aqueles que ainda não possuem acesso a esse benefício e têm interesse em conseguir, podem requerer o benefício. Para isso, é necessário entrar em contato pelos canais do INSS através do aplicativo “Meu INSS” ou pelo número de telefone 135.
TV Foco