A morte de um adolescente norte-americano de 14 anos acendeu o sinal de alerta de autoridades locais, uma vez que possa ter sido causada pelo “desafio da pimenta”, que incentiva os participantes a comer salgadinhos extremamente apimentados.
Harris Wolobah, que morava em Worcester, EUA, morreu em 1º de setembro; Embora a autópsia ainda não tenha sido divulgada, a família culpa um desafio viral famoso pelo óbito.
Para completar o desafio, conhecido como “One Chip Challenge”, o participante deve comer um chip de tortilha feito de “duas das pimentas mais picantes do mundo”, segundo o fabricante. De acordo com a rede NBC Boston, Harris havia ingerido a tortilha horas antes de morrer.
O salgadinho é vendido em uma bolsa de alumínio e dentro de uma embalagem em forma de caixão. Entre os ingredientes estão as pimentas Carolina Reaper e Naga Viper, ambas recordistas de ardência.
Mesmo sem a confirmação, a empresa disse em um comunicado que estava “profundamente triste com a morte” e pediu as varejistas que interrompessem as vendas do produto em embalagens individuais.
“Embora o produto continue a aderir aos padrões de segurança alimentar, por precaução, estamos trabalhando ativamente com os varejistas para retirar o produto das prateleiras”, disse a fabricante no aviso.
De acordo com a mãe, Harris sentiu “uma forte dor no estômago” após comer a tortilha, oferecida por um colega de escola para o desafio.
Ao apresentar melhoras, foi para casa, mas por volta das 16h30, quando participaria de atividades esportivas, ele foi encontrado desmaiado pela irmã. Momentos depois, foi declarado morto em um hospital próximo.
Policiais confirmaram à imprensa que investigam a morte de Harris, sem dar detalhes sobre a ligação com o desafio online.
R7