A ex-deputada Joice Hasselmann criticou nesta 4ª feira (27.set.2023) a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, por ter viajado no avião da Força Aérea Brasileira para acompanhar à final da Copa do Brasil no Morumbi e pelas postagens feitas por sua ex-assessora nas redes sociais contra torcedores do São Paulo.
Em vídeo publicado nas redes sociais, chamou a ministra de “incompetentíssima e deslumbrada” e afirmou ser uma “vergonha” a permanência de Anielle no governo e no conselho da Tupy. Sugeriu ainda que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a demita.
“Se o Lula não demitir a Anielle Franco depois do que ela fez usando o jatinho da FAB e depois do que se mostrou ser a equipe que ela montou, estará compactuando com o racismo dessa gente e com a incompetência e o deslumbramento de Anielle”, declarou Joice em vídeo publicado no X (ex-Twitter).
Assista (1min39s):
Ela classificou a permanência da ministra na Esplanada como um “desastre para o governo”. Também criticou a ex-assessora de assuntos especiais do ministério Marcelle Decothé, que insultou a torcida tricolor usando linguagem neutra.
“Idiota, não tem pauliste aqui, é paulista. Não tem pauliste aqui, idiote. Aqui é paulista. Aprende a falar português como se deve”, afirmou Joice.
Falou ainda que Decothé só foi demitida depois que Anielle teve uma “audiência”com a primeira-dama Janja e que o pedido de desculpas aos são-paulinos foi tardio.
ENTENDA O CASO
Os ministros Anielle Franco (Igualdade Racial) e André Fufuca (Esporte) viajaram em aviões da FAB para São Paulo em 24 de setembro de 2023. Anielle estava em Brasília, e Fufuca, em São Luís (Maranhã0). Foram 2 voos separados.
Anielle e Fufuca foram assistir ao jogo entre São Paulo e Flamengo, válido pela final da Copa do Brasil e disputado no estádio do Morumbi, zona sul da capital paulista, e assinar um protocolo de intenções de combate ao racismo no esporte. Silvio Almeida (Direitos Humanos) também estava presente. Por meio de sua assessoria, informou que ele usou um voo comercial para viajar à capital paulista.
Políticos de oposição criticaram a ministra. Falaram que ela usou a assinatura como pretexto para acompanhar a partida do Flamengo, time para o qual torce. Anielle classificou as críticas como “inacreditável”e disse que estava sendo questionada por “fazer seu trabalho”.
A agora ex-assessora especial do Ministério da Igualdade Racial Marcelle Decothé acompanhou Anielle na viagem. Durante a partida, ela publicou stories em seu perfil no Instagram com críticas à torcida são-paulina e ironizou a Polícia Federal.
Um dia depois de as críticas de Decothé serem publicadas na mídia, Anielle ligoupara o presidente do São Paulo e para o chefe de uma torcida organizada do clube para pedir desculpas. O ministério demitiu a assessora na 3ª feira (26.set). A primeira-dama Janja Lula da Silva ajudou a ministra a debelar o episódio.