• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
quarta-feira, 10 de dezembro de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Política

Até Alckmin está irritado com Lula

Por Terra Brasil
06/set/2023
Em Política
EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

O redesenho definido nas últimas semanas para a reforma ministerial que deve ser anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) caiu mal entre dirigentes e parlamentares do PSB – partido do vice-presidente Geraldo Alckmin.

Dirigentes da sigla se reúnem nesta quarta (6) para avaliar as mudanças sugeridas e o espaço da legenda no governo. A posição do PSB é uma das únicas pendências para que a reforma seja anunciada por Lula – o que pode acontecer ainda nesta quarta.

O mapa até aqui prevê que Lula “desaloje” o atual ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França (PSB), para entregar a pasta ao deputado Silvio Costa Filho (Republicanos).

Leia Também

Motta vê gesto de Glauber na Mesa Diretora da Câmara como tentativa de “intimidação”

PEC do marco temporal de demarcação de terras indígenas é aprovada no Senado

Nova medida do governo permite renovação automática da CNH para motoristas sem infrações

A troca já vinha sendo desenhada, mas foi oficializada internamente nesta terça (5) em um almoço entre Lula e Alckmin. Como compensação, o governo criaria o Ministério de Micro e Pequenas Empresas para abrigar Márcio França.

O problema é que, para criar esse ministério, seria preciso retirar atribuições do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços – justamente a pasta chefiada por Geraldo Alckmin.

Integrantes do PSB ouvidos pela TV Globo afirmaram reservadamente que o vice-presidente da República ficou irritado com a proposta. E que houve, inclusive, quem defendesse uma saída do partido da base de apoio de Lula.

O espaço dos partidos

Atualmente, o PSB comanda três pastas na Esplanada dos Ministérios. Além dos ministérios de Alckmin e de Márcio França, também ocupa o Ministério da Justiça com Flávio Dino.

O partido, no entanto, considerado que Dino compõe a “cota pessoal” de Lula. E que, enquanto isso, França e Alckmin passam por um processo de “fritura” e constrangimento desnecessários.

Nesta terça, o líder do Progressistas na Câmara, André Fufuca (MA), fez chegar ao Palácio do Planalto que não teria interesse de assumir o Ministério dos Esportes no formato atual. O partido tenta turbinar a pasta com novas secretarias e com o Fundo Nacional do Esporte, a ser irrigado por emendas.

Segundo pessoas ligadas às negociações, no entanto, as conversas com PP e Republicanos avançaram bem nas últimas horas.

Com isso, Lula pode enfim anunciar a reforma ministerial ainda nesta quarta.

G1

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

IMAGENS FORTES: elevador de famoso resort de luxo despenca e mata cinco pessoas; VEJA VÍDEO

PRÓXIMO

Descalço e sem camisa, Poze do Rodo compra carro de quase R$ 1 milhão; VEJA VÍDEO

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se