A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, ironizou, nesta segunda-feira, 25, críticas que recebeu, por voar em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para ver o final da Copa do Brasil entre São Paulo e Flamengo, no Estádio do Morumbi.
No Twitter, Anielle compartilhou um meme no qual aparece um leão representando “bolsonaristas” irritados com o fato de ela usar a FAB. Na imagem ao lado, há um gato disfarçado de leão, que seriam os mesmos críticos quando o assunto é transportar cocaína pela FAB, como ocorreu com um integrante da comitiva de Bolsonaro, em 2019.
Anielle disse que “noções estão invertidas”. Para ela, esse não deveria ser um motivo para receber ataques. “Inclusive, precisei abrir mão de estar com a minha família e minhas duas filhas em um domingo para ir trabalhar. Quem tem filhas pequenas consegue entender o peso disso”, escreveu a ministra no X, o antigo Twitter.
É inacreditável que uma ministra seja questionada por ir fazer o seu trabalho de combate ao racismo e cumprir o seu dever. Vemos que as noções estão invertidas quando avançamos em um acordo histórico de enfrentamento ao racismo e somos criticados por isso. O que de fato incomoda?
— Anielle Franco (@aniellefranco) September 25, 2023
Conforme Anielle, sua presença no estádio se deu em virtude de uma campanha do governo federal de combate à discriminação nos esportes. “Inclusive, precisei abrir mão de estar com a minha família e minhas duas filhas em um domingo para ir trabalhar. Quem tem filhas pequenas consegue entender o peso disso.”
Ainda de acordo com a ministra, os “ataques” que recebeu, em razão do caso, não se dirigiram a ela, mas, sim, “a todo o povo brasileiro”.
“Importante reconhecer que práticas de desinformação, manipulação da verdade e a divulgação de noticias falsas configuraram violência política de Gênero e Raça, na tentativa de impedir o nosso trabalho”, observou Anielle Franco.
Revista Oeste