Uma ocorrência de ameaça de bomba em um avião da LATAM ativou os protocolos de segurança e mobilizou as equipes correspondentes na noite de ontem, 29 de agosto, no Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez, em Santiago, no Chile.
Segundo informado pela Dirección General de Aeronáutica Civil do Chile (DGAC), houve um aviso de bomba envolvendo o voo LA-1447, que realizava a rota entre o Aeroporto Internacional José Joaquín de Olmedo, de Guayaquil, no Equador, e o da capital chilena.
Segundo dados das plataformas de rastreamento online de voos, o LA-1447 era feito pelo Airbus A319 de matrícula HC-CPR, que pousou em Santiago às 20h09.
Depois, às 22h15, a DGAC emitiu um comunicado informando que, em função da ameaça, e em coordenação com a LATAM, toda a trajetória do voo foi monitorada e foi realizada a ativação de todas as áreas operacionais para a aterrissagem da aeronave envolvida.
“Neste momento, a aeronave foi transladada a uma área de segurança do aeroporto para sua inspeção, priorizando a segurança de todos os passageiros e da tripulação, que foram evacuados sem intercorrências”, afirmava o comunicado.
Por fim, às 23h59, a DGAC emitiu uma atualização sobre o fim da ocorrência: “O procedimento de inspeção da aeronave e bagagens foi encerrado, por especialistas de AVSEC da DGAC e GOPE, após alerta de bomba no voo Latam 1447, descartando a presença de explosivos na aeronave. Os passageiros e tripulantes foram evacuados sem incidentes”.
Nas horas seguintes, já na madrugada desta quarta-feira, 30, a autoridade de aviação chilena ainda publicou mais algumas atualizações, com agradecimentos às equipes envolvidas, que realizaram com êxito os procedimentos necessários, e aos passageiros e tripulantes do voo, pela colaboração com os procedimentos estabelecidos.
Em resposta a uma solicitação do AEROIN, a companhia reporta o seguinte sobre a ocorrência:
“A LATAM Airlines Equador informa que o voo LA1447 (Guaiaquil-Santiago) emitiu um alerta de suposta bomba a bordo, para o qual foram ativados os protocolos de segurança correspondentes.
A aeronave pousou normalmente em Santiago às 20h09 (hora local) de terça-feira (29/9), e todos os passageiros foram desembarcados sem inconvenientes. As autoridades de segurança realizaram a inspeção da aeronave e descartaram a presença de explosivos a bordo.“
Aeroin