Um vídeo de uma câmera de segurança mostrou um carteiro chutando um cachorro durante uma entrega em Marília, no interior de São Paulo, e gerou indignação nas redes.
O que aconteceu:
A gravação mostra o animal, de pequeno porte, levando um chute no focinho após se aproximar do carteiro, que tem 45 anos. Ele aparece primeiro latindo e ameaçando morder o homem, mas não consegue e é atingido pelo carteiro.
Depois da agressão, o cachorro se contorce e tenta correr, mas parece ficar desnorteado. Após acertar o animal, o carteiro foi embora. À polícia, ele disse ter sido atacado pelo animal.
Segundo a tutora, o cachorro sofreu uma inflamação no crânio e precisou ser medicado.
O vídeo foi divulgado pela filha do dono da casa, e gerou comoção nos internautas. Alguns questionaram a razão dos cachorros estarem soltos enquanto os donos esperavam a entrega. “Como que a dona autoriza a entrada de um profissional sabendo que o cachorro está solto e que pode morder o profissional?”, indagou um comentário.
Em nota, os Correios disseram que abriram processo administrativo contra o funcionário e mudaram sua rota. Leia a íntegra:
Os Correios não compactuam com nenhum tipo de agressão. Assim que tomaram conhecimento da ocorrência, entraram em contato com o tutor para se colocarem à sua disposição e determinarem a mudança da rota do carteiro e a abertura de processo administrativo para apuração da conduta do empregado, que preveem avaliações que vão desde advertência até demissão.
A estatal reitera o repúdio a qualquer ato de agressão e reforça que seus valores prezam pela cortesia e respeito em todos os relacionamentos. A empresa treina periodicamente seus próprios funcionários e terceirizados sobre como lidar com possíveis situações envolvidas em cães durante sua jornada.
Correios