Ucrânia atinge navio russo com drones marítimos pic.twitter.com/EV5jllIHz3
— Junior Melo TERRA🇧🇷🇮🇱 (@juniormelorn_) August 5, 2023
Um navio de guerra russo foi atacado e parcialmente destruído por um drone marítimo ucraniano, disseram fontes de Kiev à agência de notícias Reuters nesta sexta-feira (4).
O ataque, segundo as fontes, ocorreu durante a noite em uma base naval russa no mar Negro, na costa da cidade de Novorossiysk, no sudoeste da Rússia.
Já o Kremlin refutou a versão. Em nota, o Ministério da Defesa da Rússia afirmou foi ter repelido dois drones marítimos ucranianos e negou choque ou danos em sua frota.
Apesar da versão russa, o porto de Novorossiysk interrompeu temporariamente toda a circulação de navios após o suposto choque, de acordo com o Consórcio Caspian Pipeline, que opera um terminal de petróleo no local.
Do porto da cidade, saem 2% do suprimento mundial de petróleo, além de parte da exportação russa de grãos.
Uma fonte da inteligência ucraniana disse à Reuters que um dos navios da frota russa, o Olenegorsky Gornyak, sofreu uma violação grave e não pôde conduzir missões de combate.
Ainda segundo a fonte, havia uma tripulação de cerca de cem militares russos na embarcação no momento do choque, além de 450 quilos de TNT. Moscou não confirmou a versão.
O Ministério da Defesa russo ainda não havia se manifestado sobre a informação até a última atualização desta notícia. Mas o prefeito de Novorossiysk, Andrei Kravchenko, afirmou que o Olenegorsky Gornyak foi um dos dois navios que “reagiram instantaneamente” para se defender do ataque ucraniano.
Nas últimas semanas, diferentes localidades na Rússia, tanto civis quanto militares, têm sido alvo de ataques com drones. Um deles aconteceu em Moscou no fim de julho e atingiu andares de um prédio comercial onde funcionavam escritórios de ministérios russos.
Em maio, drones sobrevoaram o Kremlin, a sede do governo russo, mas foram abatidos. Na ocasião, Moscou acusou o governo ucraniano de tentar matar o presidente da Rússia, Vladimir Putin.
O governo ucraniano nunca reivindicou abertamente a autoria dos ataques, mas, na semana passada, após o prédio da capital russa ser atingido, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que a guerra está voltando à Rússia.
Créditos: G1.