Um homem de 29 anos, identificado como Josivan dos Santos Nogueira, foi aprovado para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar (PM) em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).
A convocação do candidato para realizar sua matrícula se dá por meio de uma liminar expedida pela Justiça, por intermédio da Sétima Vara da Fazenda Pública da Comarca da Ilha de São Luís. O processo que favorece Josivan trata do sistema especial de reserva das vagas exclusivas para candidatos negros.
O fato que mais chama atenção e tem provocado discussão nas redes sociais é pelo fato de Josivan Nogueira ter contra si um registro de passagem pelo sistema prisional do Estado, com prisão temporária no Complexo Penitenciário de Pedrinhas.
Segundo documento da universidade, Josivan dos Santos Nogueira foi aprovado para o Curso de Formação de Oficiais PMMA – Bacharelado em Segurança Pública através do sistema de vagas exclusivas para candidatos negros. Mas a vaga só está sendo garantida por conta de uma decisão judicial favorável ao detento.
A nota do interno, quando prestou o vestibular, foi 631,05 pontos.
Com informações do Portal O Informante/O Imparcial/Blog do Alberto Barros.