A plataforma de streaming Amazon Music suspendeu o podcast de Bruno Monteiro Aiub, mais conhecido como Monark, depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) solicitou o bloqueio do conteúdo.
A determinação judicial também pedia a suspensão do repasse financeiro a Monark, mas a Amazon afirmou que o conteúdo não era monetizado.
“A Amazon informa que não monetiza o conteúdo desses podcasts no Amazon Music, portanto não há repasses de valores’ a serem suspensos, nem informações sobre valores auferidos pelos usuários a serem prestadas”, diz a nota da Amazon Music.
O ministro Alexandre de Moraes determinou a abertura de um inquérito para investigar o podcaster por desobediência de decisão judicial. Moraes foi notificado de que Monark criou novos perfis nas redes sociais após ter seus perfis anteriores excluídos devido à disseminação de ideias antidemocráticas.
A plataforma de streaming também informou que não foi tecnicamente possível preservar o conteúdo publicado anteriormente. Moraes ordenou uma multa de R$ 300 mil contra o youtuber e instruiu o Banco Central a bloquear esse valor imediatamente das contas dele para garantir o pagamento da multa. A defesa de Monark argumenta que ele está sendo punido antecipadamente por suas opiniões e seu pensamento está sendo criminalizado pela Justiça.