A brigadeiro da Força Aérea Brasileira (FAB) Ana Paola Brasil Medeiros afirmou ao R7 nesta segunda-feira (14) que o objeto que ela entregou ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em um aperto de mão numa cerimônia de dezembro de 2022 é uma “moeda institucional do Departamento de Saúde e Assistência Social (Desas)”, um setor do Ministério da Defesa. Viralizou nas redes sociais um vídeo em que se pode ver a oficial da FAB entregar um objeto ao ex-presidente ao apertar a mão dele durante a Cerimônia de Cumprimentos dos Oficiais Generais das Forças Armadas. A passagem desse tipo de objeto durante um aperto de mãos é, segundo a oficial, uma tradição militar. Ela explicou ainda que era diretora da Desas quando entregou a moeda a Bolsonaro.
View this post on Instagram
“As moedas institucionais são objetos sem valor financeiro, que representam uma organização militar, por exemplo. Algumas pessoas colecionam. Eu tenho várias, e são muito bonitas quando expostas em uma base de madeira”, disse a oficial ao R7.
O Comando da Aeronáutica também se pronunciou sobre o vídeo. Em nota, o órgão explicou que a entrega da moeda foi uma iniciativa pessoal da oficial e que a moeda não tem valor financeiro. “O ato é tradicional e comum entre os integrantes das Forças Armadas em todo o mundo”, afirmou a Aeronáutica.
O vídeo que circula nesta segunda-feira foi feito em 5 de dezembro de 2022, em uma cerimônia de generais da FAB. A oficial Ana Paola está em uma fila e aguarda para cumprimentar o então presidente Jair Bolsonaro. Na hora do aperto de mãos com o então presidente, ela passa um objeto para a mão dele. Pelo vídeo, não é possível identificar qual seria o objeto.
A brigadeiro Ana Paola Brasil Medeiros é natural da cidade do Rio de Janeiro e ingressou na Força Aérea Brasileira em setembro de 1993. Durante a carreira, teve passagens importantes como comandante do Esquadrão de Saúde da Base Aérea de Porto Velho, diretora do Instituto de Medicina Aeroespacial Brigadeiro Médico Roberto Teixeira (Imae) e diretora do Hospital de Força Aérea de Brasília (HFAB), entre outras. Ela foi a primeira mulher oficial-general diretora do Departamento de Saúde e Assistência Social do Ministério da Defesa.
Tradição militar
O “aperto de mãos secreto” é conhecido entre militares como uma forma de passar as chamadas “challenge coins”, moedas trocadas tradicionalmente entre militares americanos, prática que simboliza respeito e reconhecimento.
Geralmente, as challenge coins são moedas que têm entre 3 cm e 5 cm de diâmetro, e seu modelo pode variar entre formas arredondadas, quadradas, retangulares ou com corte personalizado.
Segundo alguns dos registros sobre a história dessas moedas, os desafios das challenge coins surgiram na Alemanha, depois da Segunda Guerra Mundial. Todos os militares americanos possuíam uma moeda pessoal para identificação e, quando se reuniam em bares, eram desafiados a colocá-las sobre a mesa. Aqueles que, porventura, estivessem sem sua moeda eram obrigados a pagar a cerveja de todos os outros que apresentassem a sua challenge coin.
R7