De Joanesburgo, na África do Sul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou do Conversa com o Presidente, nesta terça-feira (22/8). Em sua fala, o mandatário relacionou a crise econômica da Argentina ao Fundo Monetário Internacional (FMI) e disse que deseja a entrada do país vizinho nos Brics.
O chefe do Executivo brasileiro exemplificou a atuação do FMI na Argentina, que, segundo ele, queria Mauricio Macri reeleito presidente do país, em 2019.
Veja abaixo:
.@LulaOficial reclama que o FMI emprestou dinheiro para a Argentina com a intenção de receber de volta depois, como combinado: ”Há quem diga que esse dinheiro foi emprestado para o Macri poder ganhar as eleições”. pic.twitter.com/IuehfodUHJ
— O Antagonista (@o_antagonista) August 22, 2023
“Essa é a situação da Argentina. Como está difícil, por causa do empréstimo que foi feito por interesses políticos do FMI. Os US$ 44 bilhões emprestados ao [Mauricio] Macri à época das eleições. Há quem diga na Argentina que esse dinheiro foi emprestado por causa das eleições, para que o Macri pudesse ganhar. Ele não ganhou, o Alberto Fernandez ganhou e ficou com a dívida, que, agora, tem de pagar, e nós sabemos da situação da Argentina”, pontuou.
Metrópoles