A jornalista Giovana Teles é mais uma ex-profissional da TV Globo a ter vez no governo Lula. Desde o mês passado, ela trabalha como assessora de imprensa da Secretaria-Geral da Presidência da República.
O nome de Giovana ainda não foi publicado no Diário Oficial da União. Pelas redes sociais, a jornalista, contudo, demonstra que já atua em processos de comunicação ligados à Secretaria-Geral da Presidência.
No LinkedIn, Giovana informa que está no cargo de assessora desde julho. Pelo Instagram, ela demonstra que já apresentou evento da pasta em Belém, além de acompanhar o seu mais novo chefe, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, o petista Márcio Macêdo, em entrevistas a veículos de comunicação.
“Mudar de casa é bom”, afirmou Giovana, em postagem de 20 de julho. “É parte da minha vida desde pequeninha. Novas janelas. Caminho aberto para descobertas. O que faço questão é de sol na trilha o máximo de tempo possível. Essa é a paisagem que passo a ter a partir de agora. Já um tanto familiar, mas num ângulo totalmente diferente. Assumi a assessoria de imprensa da Secretaria-Geral da Presidência da República, liderada pelo ministro Márcio Macêdo. Portas abertas para receber os colegas jornalistas com garantia de brisa fresca e un cafelito, por supuesto.”
No novo cargo na estrutura do governo Lula, Giovana dá expediente diretamente do Palácio do Planalto, em Brasília.
Giovana Teles: da Globo para o governo Lula
Mais nova assessora de imprensa no governo Lula, Giovana Teles trabalhou na Globo durante 21 anos. Ela integrou a equipe da emissora em Brasília de 2002 a abril deste ano, quando acabou demitida em processo de cortes de colaboradores. Antes, a profissional, que é formada em jornalismo e pós-graduada em economia pela Universidade Federal do Ceará, trabalhou na TV Verdes Mares, afiliada do canal da família Marinho em Fortaleza.
Giovana não é a única jornalista recentemente demitida da TV Globo a trabalhar no governo Lula. Fora da emissora desde 2021, quando foi demitido depois de 34 anos, Marcos Uchôa começou o ano com emprego na Empresa Brasil de Comunicação (EBC). No novo posto, ele já espalhou fake news sobre a audiência de um podcast apresentado pelo presidente da República e, mais recentemente, foi agraciado com um programa na TV Brasil.