A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, utilizou as redes sociais para comentar um meme crítico ao ministro Cristiano Zanin, recém-indiciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a uma vaga ao Supremo Tribunal Federal (STF). No Twitter, ela disse que uma montagem que ironiza o magistrado é engraçada, “mas tem um tantinho de trágico”.
O meme traz no início uma imagem de Zanin borrada. Na sequência, aparece um vídeo de Janja tirando e limpando seus óculos. Quando a primeira-dama volta a colocar o item já limpo no rosto, consegue enxergar uma foto do também ministro do STF André Mendonça, indicado pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL) a Corte.
Ao postar a montagem, um internauta perguntou quem era o autor do meme. Janja então respondeu a provocação com um emoji que mostra uma menina cobrindo os olhos e demonstrando constrangimento. Em seguida, outro perfil então publicou: “Parece que a @JanjaLula não gostou muito da sua postagem. Mas nós brasileiros não gostamos nada da indicação do Zanin pelo @LulaOficial”.
A primeira-dama então escreveu: “O meme é engraçado, mas também tem um tantinho de trágico”.
Zanin vem sendo criticado por aliados de Lula por ter votado contra a descriminalização da maconha para uso pessoal e contra a equiparação de ofensas à população LGBTQIA+ ao crime de injúria racial. O descontentamento com as posições do ex-advogado do petista aumentou a pressão para que o presidente escolha um nome progressista para a vaga da ministra Rosa Weber, que vai se aposentar em outubro.
O Globo