O Irã decidiu banir um levantador de peso, para sempre, após o atleta cumprimentar um adversário israelense durante o Campeonato Mundial Masters de Halterofilismo, realizado na Polônia no último sábado (26/8).
Mostafa Rajaei ficou com a medalha de bronze na competição, e subiu no pódio ao lado de Maksim Svirsky, atleta de Israel que acabou na terceira colocação. Após a premiação, os dois competidores – enrolados nas bandeiras de seus respectivos países – apertam as mãos e posam juntos para uma foto.
Veja o momento:
As autoridades iranianas não gostaram da cena, e consideraram que o ato foi contrário aos ideais do país, que considera Israel um regime invasor da Palestina, além de um inimigo declarado há décadas.
“As posições da Federação de Halterofilismo são semelhantes as do sistema sagrado da República Islâmica do Irã”, disse a entidade em um comunicado, onde ainda foi informado que o atleta está proibido de frequentar “todas as instalações esportivas” do país pelo resto da vida.
Além do atleta, o chefe da equipe de levantamento de peso, Hamid Salehinia, foi afastado do cargo. O comitê que representava os atletas da categoria também foi dissolvido.