Autoridades alertaram as pessoas para ficarem longe da área devido ao risco de queimaduras e explosões
Uma cena registrada na Islândia parece saída de alguma produção de cinema-castátrofe. Mas é realidade.
O mais novo vulcão do país europeu, o Litli-Hrútur, entrou em erupção em 10 de julho, expelindo lava, cinzas, explosões de metano e, agora, tornados.
Grandes estrondos ecoaram do local da erupção na Península de Reykjanes na semana passada, de acordo com o Departamento de Meteorologia da Islândia.
O “vulcão bebê” provocou um tornado rodopiante, que pode ser visto subindo ao céu em um vídeo postado em 24 de julho em redes sociais:
Esses tornados são formados quando o ar quente do fluxo de lava sobe e encontra o ar mais frio, criando um vórtice giratório.
Eles normalmente não são perigosos, mas as autoridades alertaram as pessoas para ficarem longe da área devido ao risco de queimaduras e explosões, segundo o “Metro”.
O nome Litli-Hrútur significa pequeno carneiro em islandês, pois tem apenas cerca de 100 metros de altura. No entanto, ele entrou em erupção vigorosamente, enviando fluxos de lava e cinzas para o ar.
Diablo de Polvo sobre la actividad volcánica del Litli-Hrútur en Reykjanes, #Islandia. (Julio 24, 2023). #Volcano #Eruption #Gunung #Dustdevil #Climagram #Fragadalsfjall #Tornado
By: Marek Biegalski ✓. pic.twitter.com/8MZExe5eZf
— ⚠️Alerta Climagram🌎ᵘᶠᵒ (@deZabedrosky) July 25, 2023