Um meteoro muito brilhante e explosivo cruzou os céus dos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina na noite de ontem (6). Testemunhas relatam que o clarão foi acompanhado por um grande estrondo e por tremores.
O fenômeno foi visto por volta das 21h de domingo, em diversas cidades, como Sorocaba, Lençóis Paulista e Presidente Prudente, no interior de São Paulo, e Maringá e Ponta Grossa, no Paraná.
Áudios no WhatsApp, encaminhados ao Exoss (projeto de monitoramento de meteoros ligado ao Observatório Nacional) e à Bramon (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros) revelam o espanto dos moradores:
“Vocês escutaram esse estrondo? Chegou a tremer até o chão”
“Tremeu minha casa de madeira, tremeu parede, tremeu tudo”
“A noite virou dia com o clarão”
Meteoro bateu no chão?
Por mais que algumas pessoas tenham se assustado, o barulho e os tremores não foram causados por um impacto com o solo.
Eles são gerados pelo violento deslocamento do ar quando a rocha espacial entra em nossa atmosfera em altíssima velocidade e vai se desintegrando com o aumento de pressão e temperatura. É o chamado estampido sônico.
Em casos mais extremos, essa onda de choque pode até quebrar vidros e derrubar portas, como aconteceu na Rússia em 2013.
O meteoro de ontem é classificado como um bólido, por ser muito grande e explosivo. Não há relatos de fragmentos encontrados em solo (meteoritos).
Se você também viu o fenômeno, mande seu relato para o Exoss ou para a Bramon e contribua para a ciência cidadã brasileira.
Entenda melhor as diferenças entre asteroides, meteoros, meteoritos outros objetos espaciais.
UOL/Tilt