A Federação Paranaense de Ciclismo afirma que um mal súbito causou a morte do adolescente Henzo Cristiano Lacerda Nascimento, de 13 anos. Ele sofreu a parada cardíaca durante uma corrida do Campeonato Paranaense de Mountain Bike XCO 2023.
O caso ocorreu no domingo 27, em Manoel Ribas, na região central do Paraná. Em nota, a federação diz que o jovem teve um mal súbito durante a competição.
No entanto, a causa da morte vai ser confirmada depois da realização de exames de corpo de delito. A Polícia Civil do Paraná afirma que não investiga a morte por não haver indícios de crime.
O pai de Henzo, Cristiano Nascimento, participou do processo de organização do evento. Dias antes, ele publicou nas redes sociais um vídeo do filho convidando outros jovens a participarem da competição.
Henzo disputava a categoria infanto-juvenil do campeonato e ocupava a segunda colocação do ranking paranaense de Mountain Bike XCO.
O adolescente integrava um programa esportivo desenvolvido pelo pai: o Projeto Nascimento Mountain Bike, voltado a crianças e jovens com mais de sete anos que moram em Manoel Ribas.
Morte do adolescente depois de mal súbito causou comoção entre os atletas que participaram da prova de ciclismo
De acordo com a Secretaria de Esporte de Arapongas, cidade do norte do Paraná que teve competidores participando da prova, a morte de Henzo causou comoção entre os atletas.
“Henzo foi um menino de destaque, excelente no que fazia e apaixonado pelo mundo do Mountain Bike”, lembra o órgão. “Ele representou Manoel Ribas em várias competições, conquistou medalhas e troféus para a sua cidade.”
“Fica aqui nossa homenagem a este jovem que tinha um futuro brilhante pela frente”, complementou a secretaria.
No Instagram, o pai de Henzo postou uma foto ao lado do adolescente. Internautas desejaram condolências à família.