Imagens das câmeras de vídeo do Ministério da Justiça no 8 de janeiro enviadas à CPMI e obtidas pela coluna mostram a facilidade dos invasores em entrar nas sedes dos Três Poderes, o confronto com as forças policiais e, por fim, a retirada dos mesmos do local. O material foi entregue à comissão nesta quarta-feira (9/8) pela Polícia Federal.
A coluna analisou cerca de três horas de imagens das câmeras externas do Palácio da Justiça, das 16h às 19h, aproximadamente. As câmeras tinham um ângulo privilegiado, já que conseguiam captar todo o movimento na Praça dos Três Poderes e também no gramado em frente ao Congresso Nacional. Operada manualmente, a câmera se movimentava e dava zoom em locais com maior tensão.
🚨Exclusivo. Veja imagens inéditas do Ministério da Justiça no 8 de janeiro
Imagens mostram facilidade dos golpistas em invadir as sedes dos Três Poderes; ministério enviou gravações à CPMI do 8 de Janeiro
Leia na coluna @guilherme_amado: https://t.co/8SvLjCxy46 pic.twitter.com/kI9qa2XaF1
— Metrópoles (@Metropoles) August 10, 2023
No Palácio do Planalto, manifestantes subiram e desceram a rampa com facilidade. Também jogaram pedras em policiais militares e até usaram armários do palácio como barricada. O tumulto do 8 de janeiro também se repetiu no Supremo Tribunal Federal, com o uso de bombas pelas forças de segurança.
Enquanto isso, a cobertura do Congresso Nacional serviu de palco para faixas com mensagens, cobrando uma intervenção militar e a destituição das autoridades dos Três Poderes. Enquanto isso, os invasores permaneciam sentados no local sem ser incomodados, usando cadeiras de praia e até se abrigando na sombra naquela tarde de domingo.
Metrópoles/Guilherme Amado