Pode parecer algo simples, mas o histórico de navegação pode ser bastante embaraçoso. Justamente por conta disso, um navegador altera suas buscas, de modo que faz parecer que você é uma “pessoa melhor”. Curiosamente ele é voltado para o público gamer.
Navegador que pode “salvar você”
O Opera GX é um navegador voltado ao público gamer e trouxe recentemente um novo recurso chamado “Fake my History” (Falsifique meu Histórico ou minha História na tradução literal).
Se trata de um asset que muda seu histórico de navegação para fazer parecer que você é uma pessoa melhor. Apesar de parecer uma piada, a intenção é preservar a integridade dos usuários vivos e mortos, pois ele também muda tudo após inatividade prolongada.
Imagine o que as pessoas encontrariam se acessassem seu histórico de navegação depois da sua morte? Por qual motivo lembrariam de você? Que tipo de pessoa descobririam? O Fake my History pode ajudar com isso.
We just released a feature that automatically replaces your search history with a nicer one after you die pic.twitter.com/PTBIauw2xE
— Opera GX (@operagxofficial) July 27, 2023
É possível ver na postagem acima como a transformação é feita. As pesquisas são um pouco “indecentes”, mas logo são transformadas em algo digno e memorável. O usuário passará uma imagem muito mais positiva.
Maciej Kocemba, Diretor de Produto da Opera GX, disse: “Na vida, não há saves, respawns ou checkpoints, tudo pode acontecer. Quando isso acontecer, pelo que você será lembrado? O travesseiro corporal Lara Croft que você comprou online? Com “Fake My History”, limpamos a lousa e substituímos suas ultrajantes travessuras digitais por uma versão completamente falsa de seu histórico de navegação.”
Recurso chega quando?
O Fake My History não foi implementado oficialmente em todas as regiões e ainda está limitado apenas ao inglês, mas é uma questão de tempo para se expandir. Até lá, você ainda não está em segurança.
O navegador Opera é bastante preocupado com seus usuários, pois oferece recursos como VPN, corretor ortográfico, aprimoramento de vídeo e imagens e até uma carteira de criptomoedas. Isto mostra atenção à privacidade e integridade. Recentemente, também integrou um sistema de prompt de IA, como a versão principal do software e o Opera One.
Créditos: IGN Brasil.