Em cerimônia com a presença de Romeu Zema (foto) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Jair Bolsonaro (foto) recebeu nesta segunda-feira (28) o título de cidadão mineiro.
O evento marca uma reaproximação entre o ex-presidente, que está inelegível até 2030, e o governador de Minas, que é visto como um dos principais nomes da direita para disputar a eleição presidencial em 2026.
A proposta de tornar Bolsonaro cidadão mineiro havia sido assinada pelo governador em 2019, primeiro ano do mandato do então presidente, e tinha ficado na gaveta até ser resgatada em um requerimento da Assembleia Legislativa neste ano.
Em seu discurso na Assembleia, relata a Folha, Zema não mencionou a situação de inelegibilidade nem as investigações de que o ex-presidente é alvo. Até o final da tarde, a cerimônia não constava da agenda oficial do governador.
Os dois trocaram afagos durante a cerimônia. “Vocês estão vendo que o Zema está com uma cara de mais feliz, mais alegre. Não vou contar toda a história, mas os senhores sabem que, quando se pergunta a idade para um homem, ele responde que tem a idade da mulher que ama”, brincou Bolsonaro, conforme o relato de O Globo.
Zema respondeu dizendo que “as portas dos ministérios do governo Bolsonaro estiveram sempre abertas para os nossos pedidos”. “Conte sempre com Minas Gerais, presidente. Vocês contem com o nosso governo”, acrescentou o governador.