A confusão na CPMI do 8 de Janeiro, após membros da base governista acusarem o deputado Abilio Brunini (PL-MT) de fazer um gesto supremacista, continuou após o parlamentar deixar o plenário da comissão.
No principal corredor do Senado, conhecido como “túnel do tempo”, Brunini trocou ofensas com o senador Rogério Carvalho(PT-SE), que por sua vez o chamava o bolsonarista de “mentiroso contumaz”.
Após Carvalho ir para o seu gabinete, Brunini avisou que iria a uma delegacia abrir um boletim de ocorrência contra os parlamentares da base do governo que o acusaram de fazer o gesto.
“Esse tipo de atitude, de sair inventando que eu fiz gesto, isso não é verdade, eu não admito isso. Estou indo na polícia agora, vou fazer uma denúncia sobre isso, vou fazer um boletim de ocorrência”, afirmou Brunini.
Em um vídeo, postado pelo próprio deputado em suas redes, é possível ver ele fazer o número três com a mão, mantendo um círculo com os outros dedos. Petistas dizem que o sinal significa “white power”.
Pelas imagens é possível ver que é um gesto semelhante ao feito pelo então assessor especial da Presidência, Filipe G. Martins, durante audiência no Senado em março de 2021. Após investigação, Martins foi absolvido no caso.
Confira a confusão no Senado: