O Botafogo vive a expectativa para ter jogadores convocados para a seleção brasileira. O bom momento na temporada, com liderança isolada no Campeonato Brasileiro e destaques individuais, coloca o Glorioso com chances de voltar a ter um atleta como representante. O último foi o lateral Marcinho, em setembro de 2019.
O destaque no ataque Tiquinho Soares está em recuperação de lesão no joelho e deve ficar fora por, pelo menos, mais três semanas. Com isso, goleiro Lucas Perri, o zagueiro Adryelson e o meia Eduardo são os postulantes do time a ocupar alguma das 23 vagas na lista, que será anunciada nesta sexta-feira. Essa será a primeira escolha do técnico Fernando Diniz, também treinador do Fluminense.
A convocação será para os jogos contra a Bolívia e Peru, que marcam os dois primeiros jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo Fifa 2026.
Lucas Perri
O Botafogo tem a melhor defesa do Brasileirão, com 11 gols sofridos nos 19 jogos disputados. A boa marca passa pelas mãos de Lucas Perri, que se destacou com defesas no decorrer do primeiro turno. Dos 50 jogos, o goleiro de 25 anos esteve em campo 44 vezes.
No gol da Seleção, Ederson fez grande temporada passada no Manchester City e “milagres” na Supercopa contra o Sevilla nesta semana. No entanto, a disputa não está com o goleiro titular, mas com Alisson, que não foi chamado na última convocação por Ramon, e Weverton, do Palmeiras.
Adryelson
Adryelson, também de 25 anos, zagueiro que atua pelo lado direito e faz dupla com o argentino Victor Cuesta, é o grande responsável pelas intervenções defensivas no alto e por baixo.
O camisa 34 está na lista dos que mais atuaram em 2023 e vive expectativa pela convocação depois da lesão de Éder Militão, do Real Madrid, que deve ficar foram por seis meses.
Adryelson, ao lado de Perri, foi campeão do Torneio de Toulon, na França, em 2019.
Eduardo
Depois de Tiquinho, o meia é o jogador mais decisivo do time na temporada. Em 31 jogos, fez 10 gols e distribuiu sete assistências – a última delas contra o Internacional, na vitória de virada por 3 a 1.
O camisa 33 botafoguense disputa vaga com Lucas Paquetá, Raphael Veiga e Joelinton, meias convocados por Ramon na última vez que a Seleção se reuniu.
Apesar do bom momento, o que pode pesar contra a sua convocação é a idade, já que tem 33 anos e terá 36 na próxima Copa do Mundo.
A convocação será nesta sexta-feira, às 14h, na sede da CBF, no Rio de Janeiro.
Globo Esporte