Após a coluna contar com exclusividade que os vídeos da influenciadora fitness Andréa Sunshine haviam ido parar num site pornográfico e, por conta disso, decidiu processar o Google, esta colunista que vos escreve descobriu em primeira mão algumas novidades sobre o caso.
A “vovó fitness”, como é conhecida, acaba de ter uma vitória em sua caminhada judicial contra o Google Brasil. A decisão determina que em dois dias a companhia providencie a desindexação dos endereços virtuais [URL’s] onde os conteúdos prejudiciais para a autora são encontrados.
A decisão determina, ainda, que sejam removidos os conteúdos ofensivos à Andréa, sob pena de sanção diária de R$ 5 mil, valor que prevalecerá até que a ordem seja cumprida. O veredito da liminar é resultado do entendimento de que o direito à liberdade de expressão não pode ser encarado como se fosse absoluto.
Logo, tal direito não deve ser levado a cabo como se permitisse manchar a honra e a imagem das pessoas. Para a Justiça, Sunshine foi assertiva ao comprovar que a situação lhe poderia ser ainda mais prejudicial.
Segundo o advogado da influenciadora, Sylvio Guerra, o juiz titular chamou atenção para o fato de que a decisão não representa, de forma alguma, um tipo de censura. o especialista lembrou que, infelizmente ainda não se trata de uma vitória, contudo, uma decisão final. Isso porque o processo ainda não chegou ao fim, sendo importante ter em mente que a liminar não é a mesma coisa que uma sentença!
Relembre o caso:
Ter uma vida pública às vezes pode dar muita dor de cabeça para as celebridades. Isso porque seus nomes podem ser associados com “trabalhos” não realizados por ela e até com conteúdos duvidosos. E isso que está acontecendo com a influenciadora fitness, Andréa Sunshine. A musa entrou com uma Ação de Obrigação de Fazer e Não Fazer contra o Google.
Coluna da Fábia Oliveira, Metrópoles