Um novo estudo realizado com dados de 28 mil pessoas, nos Estados Unidos , apontou que alimentos com alta adição de açúcares: caso dos cookies, refrigerantes, sucos industrializados, doces, sorvetes e outros tipos de ‘junk food’ podem estar associados a um maior risco de desenvolver cálculos renais, as pedras nos rins.
A pesquisa relacionou o histórico de saúde dos pacientes (se passaram por algum quadro de pedras nos rins, doenças associadas, entre outros) com um questionário que avaliava sua ingestão de alimentos recentes, incluindo o volume de açúcares que costumavam ingerir.
Para se ter uma ideia do impacto do açúcar na formação das pedras nos rins, os participantes que obtiveram mais de 25% de sua energia total diárias provenientes de açúcares adicionados tiveram chances 88% maiores de desenvolver o problema do que aqueles integrantes do estudo que obtiveram menos de 5% de sua energia total de açúcares adicionados na dieta.
“O nosso estudo é o primeiro a relatar uma associação entre o consumo de açúcar adicionado e pedras nos rins”, disse em comunicado à imprensa o principal autor, Shan Yin, pesquisador do Hospital Afiliado do North Sichuan Medical College, Nanchong, China, um dos que avaliou os dados norte-americanos. “Isso sugere que limitar a ingestão de açúcar adicionado pode ajudar a prevenir a formação de cálculos renais.”
No Brasil estima-se que 1 a cada 10 pessoas sofra com cálculos renais. A condição de saúde é capaz de causar fortes dores e está, normalmente, relacionada aos pacientes de 20 e 30 anos.
Créditos: O Globo.