Lula (foto) afirmou nesta quarta-feira (19) que tem “profunda gratidão” à África “por tudo que foi produzido durante os 350 anos de escravidão” no Brasil.
“Temos uma profunda gratidão ao continente africano por tudo que foi produzido durante os 350 anos de escravidão”, diz @LulaOficial em passagem por Cabo Verde. https://t.co/IeTP2Ogbya pic.twitter.com/wP0xA8LrT4
— O Antagonista (@o_antagonista) July 19, 2023
O petista deu a declaração ao lado do presidente de Cabo Verde, José Maria Neves (à esquerda na foto) —Lula parou no país africano na viagem de retorno de Bruxelas (Bélgica), onde participou da reunião de cúpula da União Europeia e da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos).
No seu discurso, o presidente brasileiro começou dizendo que queria “recuperar a relação com o continente africano”.
“Nós, brasileiros, somos formados pelo povo africano. A nossa cultura, nossa cor, tamanho, é resultado da miscigenação entre índios, negros e europeus. E nós temos profunda gratidão ao continente africano por tudo que foi produzido durante 350 anos de escravidão no nosso país”, declarou.
Na sequência, Lula falou de negócios: disse que a forma de “pagamento” de um país como o Brasil seria ajudar a África na “possibilidade de industrialização, de agricultura”.
O Antagonista