Você pode ter entrado em uma dieta firme para perder peso, mas se os pontinhos na balança não estão diminuindo, talvez seja a hora de ficar de olho em alguns detalhes. De acordo com a nutricionista Jenna Hope, existem alguns alimentos e bebidas que podem passar despercebidos em nosso dia a dia, mas que são capazes de acrescentar uma dose extra de calorias ao ponto de “sabotar” todo o esforço.
Vale lembrar que, quando se trata de perda ou ganho de peso, o cálculo a se fazer é comparar o que entra de calorias no corpo versus o que sai. “Como resultado, muitas vezes as calorias escondidas são mais fáceis de consumir em excesso e, portanto, uma vez que você as conhece, elas também podem ser as mais fáceis de reduzir”, disse ao The Sun.
1 – O açúcar no seu chá ou café
Se você é daqueles que sempre adiciona um pouco de açúcar à sua bebida, saiba que 5g do ingrediente representa 20 calorias extras, alertou Jenna. “Apenas 5g é equivalente a um sexto da ingestão diária máxima recomendada de açúcar”, explicou.
“Embora as calorias possam não parecer muito significativas, se você adicionar dois sachês de açúcar a duas xícaras de chá ou café por dia, são cerca de 80 calorias extras por dia e 20g de açúcar”, afirmou.
Um truque compartilhado pela expert é reduzir pela metade a quantidade do ingrediente no chá ou café e reduzi-la gradualmente até que você não precise mais.
2 – Suco de frutas sem limites
Sabemos que os sucos de frutas são muito benéficos para a saúde, mas, de acordo com a especialista, geralmente a porção recomendada é de em torno de 150ml, que contém, em média, cerca de 70 calorias e 15g de açúcar, dependendo da mistura.
Para Jenna, essa medida é suficiente, “embora a maioria das pessoas esteja consumindo muito mais do que 150ml em uma porção e mais de 250ml por porção”. “Isso pode aumentar significativamente as calorias e a ingestão de açúcar”, ressaltou.
A recomendação, portanto, é manter uma dose de 150 ml por dia de suco de frutas.
3 – Os “inocentes” molhos de salada
É de costume, para você, prestar atenção na hora de derramar algum molho em sua salada? Se não, tente repensar. A nutricionista comentou que alguns molhos de salada comerciais podem ser particularmente ricos em calorias, sal, açúcar e gorduras saturadas.
“Um clássico molho para salada Caesar pode conter cerca de 60 calorias por porção recomendada”, exemplificou. “Além disso, geralmente consumimos muito mais do que as porções recomendadas”, lembrou.
A profissional, logo, sugeriu trocar os molhos convencionais pelas opções de suco de limão e vinagre para temperar as saladas, como alternativa para perder peso.
4 – Condimentos que não ”vivemos sem”
Aos que não vivem sem um temperinho, a expert enfatizou que os condimentos podem, sim, aumentar drasticamente as calorias de um prato.
A exemplo da maionese. Apenas uma porção pode conter 100 calorias. Já a porção de ketchup e do molho barbecue contém cerca de 15 a 20 calorias.
5 – O exagero do leite de aveia
O leite de aveia se tornou um grande substituto aos laticínios, mas, na verdade, ele é mais calórico do que imaginamos. “O leite de aveia pode conter cerca de 50 calorias por 100ml”, informou Jenna.
Vale optar, portanto, por opções como o leite de amêndoa ou de soja, que contém bem menos calorias.
6 – Xaropes e misturantes
Alguns misturantes que costumamos adicionar à vodca ou ao gim, por exemplo, são o suficiente para aumentar, e muito, as calorias em nosso corpo. A nutricionista frisou que, ao consumirmos bebidas alcóolicas, devemos estar cientes dos xaropes acrescentados nos coquetéis.
“Como as bebidas alcoólicas não precisam conter informações nutricionais, pode ser difícil saber quais são as calorias e o teor de açúcar delas. Sempre que possível, tente usar destilados claros, limão fresco e refrigerante ou vinho muito seco em coquetéis e bebidas pré-misturadas”, deu a dica.
Foto: Pexels.
7 – Lanches incorretos
Segundo Jenna Hope, existe uma maneira ideal e mais equilibrada de fazermos aquele lanchinho do dia. A começar pelo horário regular, que é muito mais correto do que ficar “beliscando” ao longo do dia.
Para ela, os lanches podem ser uma excelente forma de reabastecer os micronutrientes e estabilizar os níveis de açúcar no sangue. “Procure opções com baixo teor de açúcar e mais proteínas, que ajudarão a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, aumentar a saciedade e reduzir os excessos”, ensinou.
Foto: Pexels.
A profissional indicou o consumo de ovos cozidos, bolos de aveia ou crudités com homus, feijão torrado ou grão-de-bico, iogurte natural com frutas frescas ou uma peça de fruta com uma colher de chá de manteiga de amendoim.
Para fechar, a especialista insistiu na hidratação, fator crucial para quem está tentando perder peso. “Muitas vezes, os sinais de sede podem ser mal interpretados como sinais de fome, o que pode fazer com que você coma demais”, esclareceu.
Créditos: Metrópoles.