Nessa terça-feira, 12 de julho de 2023, no Congresso Nacional dos Estados Unidos foi apresentada à lei de DEFESA NACIONAL para o ANO FISCAL DE 2024 uma emenda que exige um relatório completo sobre a presença de militares da Guarda Revolucionária iraniana no Brasil. A emenda, de autoria de Carlos Jimenez, prevê a apuração sobre construções iranianas no Brasil, equipamento militar iraniano no Brasil, presença de membros da guarda revolucionária e quantidade de militares registrados nas embaixadas.
O Corpo de Guardas Revolucionários Islâmicos (IRGC) é institucionalizado pela constituição do Irã para perseguir “a missão ideológica da jihad “ ou seja, estender a soberania do Alcorão sobre todo o mundo. Os EUA acreditam que a instituição é responsável por ações terroristas nos EUA. O Departamento de Justiça dos EUA abriu acusações contra agentes do IRGC em vários esquemas para assassinato de aluguel em solo americano, incluindo ataques ao ex-conselheiro de segurança nacional dos EUA, John Bolton, e contra o ex-secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo.
Emenda
RELATÓRIO SOBRE A AJUDA MILITAR DO IRÃ À BOLÍVIA, BRASIL E VENEZUELA . No mais tardar 180 dias após a data de promulgação desta Lei, o Presidente deverá apresentar aos comitês apropriados do Congresso um relatório que inclua o seguinte:
(1) Uma avaliação do tamanho da comunidade islâmica do Irã Corpo de Guardas Revolucionários, Ministério da Informação e Segurança e presença militar iraniana na Bolívia, Brasil e Venezuela, incluindo o número de pessoal, treinadores, bases e assessores militares registrados como adidos de embaixadas.
(2) Uma avaliação da quantidade e natureza da ajuda militar ou equipamento fornecido, e quaisquer benefícios que tenham sido concedidos ao Irã ou pessoal iraniano por Bolívia, Brasil e Venezuela, como passaportes, benefícios diplomáticos, acesso a instalações, ou a criação de instalações.
(3) Uma descrição das rotas de abastecimento de equipamento militar para esses países.
(b) Formulário.–O relatório exigido pela subseção (a) deve ser apresentado em formato não classificado, mas pode incluir um anexo confidencial. (c) Comitês Apropriados do Congresso Definidos.–Nesta seção, o termo “comitês apropriados do Congresso” significa– (1) os comitês de defesa do Congresso; (2) a Comissão de Relações Exteriores e a Comissão Especial de Inteligência do Senado; e (3) a Comissão de Relações Exteriores e a Comissão Permanente de Inteligência da Câmara dos Deputados.
Créditos: Revista Sociedade Militar.