Você sabe como identificar a picanha e não comprar coxão duro ao invés da carne que queria? Essa é uma dúvida bem comum entre os consumidores que querem fazer um churrasco de qualidade, mas não tem muita certeza se estão levando a carne certa ou não.
A picanha é um corte nobre, macio e saboroso, que fica localizado na parte traseira do boi. Ela tem um formato triangular e uma capa de gordura que ajuda a manter a suculência e dá mais sabor para a carne. O coxão duro, por sua vez, é um corte mais barato, que pode ficar duro e seco, por estar localizado em outra parte do boi.
Para não cair em golpes na hora de comprar carne, é preciso se atentar a alguns detalhes que podem te ajudar a diferenciar a picanha do coxão duro. Veja algumas dicas para não ser enganado.
Como identificar a picanha
Formato e peso
Uma das formas mais fáceis de identificar a picanha é pelo seu formato triangular e pelo tamanho. A picanha inteira deve pesar em torno de 1 kg e 1,5 kg, na maior parte das vezes. O tamanho deve ser de, aproximadamente, 20 centímetros de comprimento.
O coxão duro tem um formato mais alongado e irregular, pesando entre 2 kg e 3 kg. Ele também conta com uma camada de gordura, mas é mais fina do que a da picanha, que além de tudo é mais aderente à carne.
Número do corte
Cada parte do boi tem um número específico, usado para classificar as carnes. A picanha tem o número 227, enquanto o coxão duro tem o número 214. Se comprar a carne embalada, é possível verificar o número do corte na etiqueta. Caso compre no açougue, peça para ver o número do corte na peça inteira.
Sinta a textura da carne
Você também pode identificar a picanha pela própria textura da carne. A picanha é mais macia e suculenta do que o coxão duro. Para testar, basta apertar a peça com os dedos. Se ela voltar ao formato anterior rapidamente, é provável que realmente seja uma peça de picanha. Caso demore ou não volte, pode ser coxão duro.
Dica extra
Uma dica adicional é conferir a peça em busca de três veias, já que a picanha vai até esse terceiro corte pequeno. Para isso, basta apertar um pouco ao redor dos furos, caso um líquido saia, essas são as famosas veias da picanha, o que deve facilitar a identificação.
Créditos: Capitalist.