O vereador da capital paulista Fernando Holiday anunciou em suas redes que deixou oficialmente o partido Republicanos. Ele havia se filiado à legenda em outubro de 2022, após não conseguir se eleger para a Câmara dos Deputados pelo Novo durante o pleito do último ano. Agora, ele está “temporariamente sem partido”, como afirma o texto.
“Comunico aos meus eleitores e seguidores que nessa semana a Justiça Eleitoral homologou minha solicitação de desfiliação do partido Republicanos. A partir desse momento, estou temporariamente sem partido, mas exercendo normalmente minhas funções como vereador de São Paulo”, diz a publicação no Twitter, que segue: “Agradeço ao Republicanos pela oportunidade e pela compreensão das minhas razões que levaram a esta desfiliação. Tenho convicção de que o período em que permaneci no partido foi de grande aprendizado e crescimento político”.
Por fim, Holiday faz um aceno ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Sigo no caminho de defesa da direita, dos princípios conservadores e liberais, na esperança de poder contribuir cada vez mais pela nossa liberdade sob a liderança do presidente Bolsonaro”, escreveu.
Na sequência da publicação, seguidores cobraram a filiação do político ao PL, sigla de Bolsonaro. Apesar da aproximação no comunicado de desfiliação, o vereador já protagonizou duras críticas ao ex-titular do Planalto e chegou a dizer que “talvez seu grande arrependimento tenha sido o apoio a Bolsonaro no primeiro turno nas eleições de 2018”.
Em outro episódio, durante uma manifestação na Avenida Paulista, Holiday chamou o então chefe do Executivo de “jumento” e “corrupto”. No segundo turno do ano passado, no entanto, o vereador apoiou o ex-presidente para a Presidência e o antigo companheiro de partido, Tarcísio de Freitas, para o governo do estado.
Créditos: O Globo.