Os alimentos funcionam como combustível para o cérebro e, dependendo do que incluímos na dieta, podemos alterar os estímulos feitos ao órgão.
Em entrevista à BBC, a psiquiatra nutricional e professora da Escola de Medicina da Universidade de Harvard, Uma Naidoo, listou alguns alimentos que devemos incluir no cardápio para ajudar o cérebro a funcionar bem.
Segundo ela, o que comemos pode alterar o nosso humor, melhorar a memória ou mesmo permitir uma maior concentração.
A explicação está no intestino, que é responsável pela produção de vários hormônios. Entre eles, está incluído 95% de toda a serotonina circulando no corpo, essa substância é conhecida popularmente como “hormônio da felicidade”.
“O campo da psiquiatria nutricional está começando a se expandir e estamos entendendo cada vez melhor que existe uma ligação direta entre a nossa alimentação e o funcionamento da nossa mente”, aponta Uma.
Eis a lista dos alimentos benéficos para turbinar o cérebro:
1. Cúrcuma
Muitos temperos naturais são conhecidos por sua capacidade antioxidante e atuam na redução de inflamações do intestino, o que pode melhorar o funcionamento do corpo como um todo.
A cúrcuma já mostrou uma ação benéfica na diminuição da ansiedade, alterando a química do cérebro com seu princípio ativo, a curcumina, e criando uma proteção extra para o hipocampo.
2. Iogurtes naturais e fermentados
Os probióticos de leite, além da kombucha, têm bactérias ativas que favorecem positivamente a microbiota intestinal, reduzindo inflamações e ajudando na produção de serotonina, fundamental no combate à ansiedade e à depressão.
3. Nozes e castanhas
Ricas em anti-inflamatórios e em ômega-3, as nozes ajudam a melhorar as conexões cerebrais, facilitando o pensamento e a memória. Por outro lado, elas têm gorduras saudáveis que ajudam a criar capas protetoras no intestino.
4. Chocolate amargo
Sem a interferência danosa do açúcar, o chocolate amargo é uma excelente fonte de ferro e ajuda a equilibrar a interação de substâncias químicas que influenciam o humor.
5. Abacate
O abacate é benéfico por conter altas quantidades de magnésio, que funcionam como um antidepressivo natural. “Adoro misturar abacate, grão de bico e azeite para fazer uma saborosa pasta para torradas”, conta a psiquiatra.
6. Folhas verdes escuras
A couve, a rúcula e outras folhagens de tonalidade verde escura contém uma combinação intensa de vitamina E, carotenoides e flavonoides que combatem a oxidação celular e e ajudam o cérebro a se manter jovem. “Espinafre e acelga também são excelentes fontes de ácido fólico”, conclui a especialista.
Créditos: Metrópoles.