O presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña, falou no programa Canal Livre sobre as renegociações do Tratado de Itaipu, que está em vigor há 50 anos. Para ele, o objetivo do novo acordo busca o desenvolvimento tanto do Brasil quanto do Paraguai.
Santiago Peña é o convidado do Canal Livre deste domingo (30), que conta com as participações dos jornalistas André Basbaum e Felipe Vieira, do cientista político Fernando Schüler e conta com a apresentação de Sérgio Gabriel.
“O tratado não tem que ser revisto, tem que ter uma nova visão. O que eu falei com o presidente Lula foi que, a 50 anos atrás, paraguaios e brasileiros sonharam com o projeto binacional, projeto de construção e pagamento da dívida, o sonho foi cumprido. Hoje, 50 anos depois, acho que é um avanço no processo de integração”, disse ele.
“Então, nós vamos fazer para que dentro desses 50 anos a gente possa olhar o que fizemos e diga ‘impressionante’. O objetivo já não é somente a geração de energia, o objetivo é o desenvolvimento do Brasil e do Paraguai”, continuou o presidente eleito do país sul-americano.
Para ele, o objetivo da renegociação entre os países é para apoiar e atrair investimento como a agroindústria e serviços. “Energia barata é um ativo importante, mas o investimento tem um retorno muito mais alto que o preço da energia. Então, o Paraguai não necessita vender energia para outros países, temos que pensar em um projeto de integração, onde Paraguai e Brasil tem que estar juntos. Aqui é ganhar-ganhar ambos os países e estou convencido de que podemos fazer isso”, declarou.
Ele declarou que enquanto as negociações não começam, Brasil e Paraguai continuam trabalhando juntos. O tratado estabelece que 13 de agosto as conversas serão iniciadas. “Caso não aconteça, a operação da hidrelétrica continua. Não é que a situação vá parar o funcionamento da Itaipu, que está continuando”, finalizou.
O Canal Livre vai ao ar no domingo (30), às 20h, na tela do BandNews TV e no canal Band Jornalismo no YouTube. Na Band, o programa será exibido logo após o Apito Final, às 00h.
Fonte: Band Jornalismo.