Como quase toda a gestão de Elon Musk à frente do Twitter, a mudança de marca e logotipo — a rede social agora se chama X — foi feita de forma apressada e confusa. O pássaro azul saiu de vez da versão web da plataforma, mas por enquanto não dos aplicativos, enquanto páginas internas do site ainda se referem ao nome Twitter.
A rede social ainda não deixou claro se apenas o logotipo mudou ou se toda a rede social foi transformada.
A @ da conta oficial da plataforma também mudou, e agora é simplesmente @x. Mas a @ com a letra já tinha sido registrada por outro usuário, o que implicaria em algum tipo de negociação.
Na rede social, usuários chegaram a fazer brincadeiras com o fato e sugerir que o dono da conta cobrasse milhões por ela.
Mas Musk fez o caminho mais fácil para lidar com a questão e simplesmente tomou o nome do usuário original.
O site Mashable identificou o antigo dono da conta: Gene X. Hwang, cofundador da empresa de fotografia Orange Photography, que não recebeu nem um centavo sequer na operação.
Em entrevista ao site, Hwang afirma que registrou a conta há mais de 16 anos e esperava alguma forma de contato da empresa quando a transformação de Twitter para X foi anunciada. Mas ele apenas recebeu um email após ter o identificador da conta trocado.
Depois da operação, o nome de usuário de Hwang virou @x12345678998765, e a empresa afirma que ele poderia receber alguns presentes e uma visita guiada exclusiva aos escritórios da rede social, além de escolher qualquer novo identificador que não esteja sendo usado.
“Provavelmente não aceitarei a oferta de conhecê-los :)”, afirmou Hwang na entrevista.
Inteligência artificial
No dia 12, Musk anunciou o lançamento da xAI, uma empresa de inteligência artificial para competir com gigantes do setor — principalmente a OpenAI, cofundada por ele, a Microsoft e o Google. No dia seguinte, a startup já publicava tuítes na rede social com a @xai.
O identificador de usuário também foi tomado, mas dessa vez sem nenhum aviso.
“Minha conta foi alterada sem permissão. Parece que Elon Musk me roubou”, diz a tradução de um tuíte em japonês do antigo dono da conta, agora renomeada para @xai_. Ele afirmou na rede social que não chegou a receber nenhum contato da empresa.
Além disso, para fazer a mudança, a empresa mudou também o identificador do antigo dono da conta @xai_, que foi renomeada para @xai__1 — aparentemente, o perfil está inativo desde 2015.
Termos de serviço
É importante ressaltar que, a não ser em casos bem restritos de direitos autorais, a direção da empresa pode trocar nomes e identificadores de usuários sem aviso prévio, de acordo com os termos de serviço de todas elas.
Mas tomar tais medidas sem aviso, negociação ou compensação ao antigo dono pode minar ainda mais a confiança na direção da empresa, já manchada por decisões duvidosas.
E a situação da empresa exige mais confiança, com usuários e anunciantes, principalmente com o lançamento de plataformas concorrentes.
R7