Você é daqueles que endossa a sentença que o café da manhã é a refeição mais importante do dia e não sai de casa sem um bom desjejum? Se está incluído nesse grupo, saiba que dá para fazer refeições generosas e, ainda assim, continuar seguindo seu protocolo de emagrecimento.
De acordo com a nutricionista Monique Tello, diretora do programa de bem-estar da Harvard School of Health, o ideal é passar longe de opções ricas em farinha branca, açúcar e gordura. “Se eu perguntar a muitas pessoas qual é o café da manhã ideal, tenho certeza de que muitas me dirão torradas, cereais e, talvez, ovos com bacon”, comentou, em entrevista à revista Hola!.
A expert, então, revela o caminho das pedras para quem está em busca da perda de peso: alimentos com baixo índice glicêmico. Nesse grupo, entram itens com baixo ou zero carboidrato, como ovos mexidos no azeite, nozes e até alguns tipos de carne, a exemplo de finas fatias de lagarto defumado.
Como as matérias-primas acima têm poucas fibras, ela indica complementar a refeição com frutas com aveia ou um pão integral.
Outra alternativa apontada pela especialista é uma porção de iogurte natural sem açúcar somada a alguma fruta e um tipo de oleaginosa, como castanhas. Dá, ainda, para inovar e comer um muffin ou omelete com bastante legumes, como abobrinha, alho-poró e tomate.
Essas combinações, na visão de Monique, foram um café da manhã saudável, com baixa carga glicêmica e “amigo” do emagrecimento.
Créditos: Metrópoles.