Um novo ciclone extratropical deve se formar no Rio Grande do Sul neste fim de semana –é o que alerta o boletim meteorológico da Defesa Civil do Estado. O fenômeno não deve ter a mesma intensidade do que atingiu a região em junho, matando 16 pessoas.
A previsão é que as chuvas comecem nesta 5ª feira (6.jul.2023) nas regiões da Campanha, centro e sul do Estado, e se intensifiquem na 6ª feira (7.jul).
Na madrugada e manhã de sábado (8.jul), o volume de chuva deve variar de 40 mm/dia a 60 mm/dia no leste e nordeste gaúcho. Com a formação de um ciclone extratropical na região, os ventos ganham força e sopram com velocidades de 70 km/h a 90 km/h. O fenômeno deve se afastar já no domingo (9), derrubando as temperaturas.
“A Defesa Civil do RS e a Sala de Situação do Estado permanecem monitorando 24h”, informou em boletim.
DEVASTAÇÃO
Em 16 de junho, um ciclone extratropical atingiu o Rio Grande do Sul e causou o maior desastre natural relacionado a chuvas intensas dos últimos 40 anos, de acordo com a Defesa Civil do Estado. Foram confirmadas pelo menos 16 mortes, mais de 1.500 pessoas ficaram desabrigadas e 13.800 desalojados.
O ciclone extratropical causou inundações, alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra no sul do país.
Devastação em Caraá, no leste do RS.
Créditos: Poder 360.