• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
domingo, 12 de abril de 2026
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Brasil

Ministros do STF temem desgastes com Barroso no comando da Corte

Por Terra Brasil
24/jul/2023
Em Brasil, STF
Nelson Jr./SCO/STF

Nelson Jr./SCO/STF

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) temem aumento do desgaste com a chegada do ministro Luís Roberto Barroso à presidência da Corte. A informação é do jornal Folha de S.Paulo publicada no último sábado 22. 

Barroso assumirá a presidência do STF em outubro, com a saída da ministra Rosa Weber, que irá se aposentar de forma compulsória, por completar 75 anos de idade. O desgaste da futura maior figura do Poder Judiciário do Brasil pode ser elevada antes da posse.

Em conversa privada entre ministros, há o temor de que a Corte fique ainda mais exposta. Acredita-se que a entrada de Barroso na presidência inflame ainda mais o seu discurso contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Leia Também

Contas bancárias com estas dívidas no cartão de crédito serão suspensas pela Justiça

Trabalhadores não terão 1h de almoço? Entenda as regras de intervalo na CLT

Lei permite que motoristas com CNH categoria B dirijam veículos mais pesados

Barroso afirmou que derrotou o “bolsonarismo”

Ministro do STF Luís Roberto Barroso participa da abertura do 59º Congresso da UNE | Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Diferentemente de Rosa Weber, que tem um perfil mais discreto e evita comentar ou fazer declarações foras tribunais, Luís Roberto Barroso costuma ganhar holofotes.

No último dia 12, por exemplo, o magistrado se envolveu em uma polêmica durante um evento da União Nacional dos Estudantes (UNE). Em seu discurso, Barroso disse para a plateia ter derrotado o bolsonarismo.

“Nós derrotamos a censura, nós derrotamos a tortura, nós derrotamos o bolsonarismo para permitir a democracia e a manifestação livre de todas as pessoas”, afirmou Barroso.

A frase repercutiu negativamente, o que levou o ministro a se manifestar dizendo que não teve a intenção de ofender os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Por causa da declaração, um grupo de senadores e deputados federais da oposição protocolou pedido de impeachment de Barroso. Para ter andamento, porém, o procedimento precisa ser aceito pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

“Quando Barroso diz ‘nós’, também está se referindo ao atual governo? Ele estava ao lado do ministro da Justiça, Flávio Dino”, declarou o líder da oposição na Câmara dos Deputados, Carlos Jordy (PL-RJ). “Não está nas atribuições de um ministro do STF derrubar ninguém. Se ele quer fazer isso, precisa se candidatar e derrotar alguém nas urnas. Pedimos que Pacheco não engavete esse pedido.”

 

Revista Oeste 

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Caso Marielle: Gleisi sugere que Bolsonaro obstruiu inquérito

PRÓXIMO

Senado vai comprar sofás de R$ 16 mil para casas de senadores

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se