Pés e mãos gelados nem sempre é uma consequência do frio, pode ser um sinal de problemas de circulação do sangue.
“É normal ficar com pés e mãos geladas no inverno, mas se o frio persistir após o aquecimento com o uso de luvas e meias, por exemplo, é necessário procurar um médico porque pode ser sinal que a circulação está alterada”, alerta o médico vascular e professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Michel Nasser.
Saiba quais são os sintomas das doenças vasculares e quando procurar ajuda médica
De uma forma básica, o aparelho circulatório é responsável por levar o sangue com oxigênio e nutrientes aos órgãos e músculos do corpo – sangue arterial – e recolher as toxinas que os tecidos produzem para ser oxigenado no pulmão – sangue venoso.
Obstruções neste sistema podem desencadear problemas sérios de saúde.
“Se entupir um vasinho no coração, eu tenho um infarto. Se oclui esse vaso no cérebro, há um derrame e, se oclui nas pernas, há uma trombose”, afirma o médico vascular.
Segundo o médico, extremidades frias podem ser indicadores de que a temperatura corporal está alterada por o sangue não está circulando de maneira adequada e chegando a todos os lugares onde deveria chegar.
Pés e mãos frias, dores e inchaço nas pernas podem ser sintomas de problemas circulatórios. — Foto: Divulgação/secretaria de Saúde
Também é preciso atenção com mudanças de cor da mão. “É comum a mão ficar muito branca, ficar azul depois ficar vermelha. Essa mudança de coloração significa que alguma coisa na circulação do membro está alterada.”
“Em caso de mão pálida, fria, com mudança de temperatura, às vezes com adormecimento é caos de procurar um cirurgião vascular”, orienta o dr Nasser.
Outros sinais que podem indicar má circulação são:
- inchaço nas pernas e pés
- dores nas pernas
- fraqueza muscular
- pele seca ou descascando
- cansaço constante
Próximos dias devem continuar frios e secos, com possível recorde de temperatura mais baixa do ano em SP — Foto: Getty Images via BBC
No inverno, os problemas de circulação aumentam porque a diminuição da temperatura provoca o estreitamento dos vasos sanguíneos e as pessoas costumam tomar pouca água e a desidratação é um fator que facilita o fechamento dos vasos.
“Tabagistas, pessoas que ingerem pouca água, obesos, hipertensos e diabéticos nessa época do ano precisam tomar mais cuidado no inverno porque é quando aumento o risco de problemas vasculares e cardiovasculares”, orienta o médico vascular.
Como prevenir problemas circulatórios
Ter um estilo de vida saudável é a melhor forma de prevenir problemas circulatórios. Veja algumas dicas:
💦Mantenha-se hidratado – ahidratação ajuda o organismo a eliminar as toxinas e melhorar a circulação. Quanto menor a ingestão de água, maior a viscosidade do sangue e mais difícil a sua circulação.
🏃♀️Pratique exercícios físicos –se a musculatura ficar parada por muito tempo ocorre uma piora no fluxo sanguíneo, podendo causar retenção de líquido, inchaço e há possibilidade de problemas vasculares, como varizes e trombose.
🚬Não fume – a nicotina, um dos principais componentes do cigarro, está diretamente ligada ao fechamento dos vasos sanguíneos.
💺Não permaneça sentado por muito tempo – esse hábito enfraquece os músculos das pernas e diminui o fluxo de sangue na região, podendo causar trombose e outros problemas vasculares.
🤸♀️Coloque as pernas para cima – após um dia intenso que termina com pés inchados, levantar as pernas pode ajudar a desinchá-los e fazer o sangue voltar a circular novamente.
🥦Tenha uma alimentação balanceada – boa alimentação é a chave para o bom funcionamento da circulação e do organismo como um todo. É importante consumir maior quantidade de frutas e vegetais, controlar o consumo de sal e açúcar e evitar a gordura saturada.