• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
sábado, 31 de maio de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Brasil

Justiça proíbe prefeitura de custear festival evangélico: ‘Afronta ao Estado laico’

Por Terra Brasil
12/jul/2023
Em Brasil, Justiça, Política, Religião
Conexão Política

Conexão Política

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

Decisão controversa está gerando polêmica no Vale da Paraíba e região.

 
 

O Brasil é predominantemente cristão, com quase 90% da população professando a fé cristã no país. Ainda assim, a manifestação de crença da maioria parece não estar sendo levada em consideração em sua totalidade.

Eventos culturais, que costumam custear uma série de festividades com dinheiro público, tradicionalmente injetam incentivos em apresentações que contemplam diversos grupos e segmentos da sociedade. No entanto, quando se trata de cerimônias cristãs, decisões controversas estão sendo cada vez mais frequentes no Brasil.

Desta vez, o caso ocorre em Lorena, no estado de São Paulo. Uma decisão da primeira instância da Justiça desta segunda-feira (10) proíbe a prefeitura da cidade de custear um evento evangélico, previsto para acontecer a partir da próxima quinta (13).

Leia Também

Franqueados da Cacau Show denunciam que rede funciona como “seita”

Governo Lula confirma recebimento de carta dos EUA sobre Alexandre de Moraes

Nova pesquisa mostra que Lula perderia para Michelle, Tarcísio e Bolsonaro

A decisão atende a um pedido do Ministério Público, que ingressou com a ação civil pública após receber uma denúncia anônima. Na petição, o MP argumenta que a prefeitura vem anunciando, em seu site e nas redes sociais, que a festividade ‘Adora Lorena’ é uma realização do próprio Executivo, com apoio de secretarias municipais.

 

 

 

 

O promotor alega que “a subvenção a um evento religioso evangélico afronta a laicidade do Estado, pois compromete a imparcialidade estatal em relação às várias religiões, não as apoiando e nem as restringindo”.

No pedido que foi acatado pelo juiz Wallace Gonçalves dos Santos, o MP sustentou ainda que a medida cautelar não inviabiliza a realização do evento, mas dá tempo à prefeitura para acionar parceiros da iniciativa privada ou a própria congregação evangélica.

Na decisão, o magistrado explica que “a participação do poder público mediante custeio de festival acaba por privilegiar diretamente determinada orientação ou crença, o que implica em injustificada distinção entre credos”. O juiz conclui dizendo que a não abstenção do custeio será punida com multa contra a Prefeitura de Lorena.

Conexão Política 

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

CPI do MST já apresenta um primeiro efeito contra o “terrorismo”

PRÓXIMO

Lojas de maconha estão se passando por floriculturas, informa associação

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se