Foram divulgadas imagens do antes e depois da explosão em armazém chamado pela mídia de “silo” na empresa C.Vale, em Palotina, no oeste do Paraná.
Por ora, as causas da explosão e a quantidade de alimento destruída são desconhecidas.
O acidente matou sete haitianos e um brasileiro, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, 11 pessoas ficaram feridas, das quais nove apresentam estado grave.
Além do Paraná, a cooperativa proprietária do silo onde ocorreu a explosão atua em Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Paraguai. A C.Vale é considerada a 5ª maior do agronegócio, na Região Sul do Brasil em vendas, e a 2ª maior do Paraná.
Como morreram as vítimas da explosão em silo no Paraná
Conforme os Bombeiros, as vítimas morreram soterradas. Isso porque estavam em um túnel que interliga os armazéns do silo. “Provavelmente, foram atingidas pela onda de choque que se propaga no momento da explosão, e acabaram morrendo”, disse o capitão Rodrigues, do Corpo de Bombeiros.
O que diz a empresa dona do armazém
“A C.Vale comunica aos seus associados e à comunidade em geral que nesta quarta-feira, 26 de julho, às 16h50, um sinistro de grandes proporções atingiu nossa unidade central de recebimentos de grãos em Palotina, oeste do Paraná, devido a causas ainda não identificadas.
No momento, a prioridade está centrada na mobilização de todos os esforços e recursos necessários à preservação da integridade dos colaboradores atingidos pelo incidente e apoio aos familiares das possíveis vítimas atingidas.
No momento, todas as equipes de segurança da cooperativa estão ativas colaborando com autoridades públicas envolvidas, visando minimizar efeitos desse lamentável evento.
Assim que todas as variáveis forem identificadas e apuradas as repercussões geradas pelo incidente, nova nota de esclarecimento será emitida pela equipe de gerenciamento de crise instalada nessa oportunidade.”