Encontro está marcado para às 16h, no Palácio do Planalto
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne, nesta terça-feira, com o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e com os comandantes General Tomás Paiva (Exército), Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Damasceno (Aeronáutica) e Almirante Marcos Olsen (Marinha). O encontro está marcado para às 16h, no Palácio do Planalto e será para assinar o decreto de promoção de dez oficiais generais.
Como o GLOBO mostrou, o ministro vem atuando para aproximar o presidente Lula da caserna, enquanto esbarra em decisões do governo que podem desagradar as Forças Armadas. O último episódio envolve o decreto publicado na semana passada regulamentando a circulação de armas.
Múcio articulou uma solução para manter a proibição da compra de pistolas de uso restrito, mas sem a retirar de circulação o armamento desse tipo que já estivesse com a população, como queriam os militares. O mesmo texto, no entanto, transferiu do Exército para a Polícia Federal a responsabilidade de fiscalização das armas em posse de civis.
O ministro da Defesa também articula um projeto para proibir o ingresso de militares na política, o que obrigaria aos fardados deixar a corporação para disputarem eleições ou ocupar postos no primeiro escalão. A medida desagrada as Forças Armadas. Como mostrou o GLOBO, a ideia é que o projeto seja apresentado através de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC).
O ministro da Defesa José Múcio já tratou do assunto com o presidente Lula e com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Na avaliação do titular da Defesa, há consenso entre militares e parte do Congresso para aprovação da PEC, e esse ambiente deve ser aproveitado para levar o projeto adiante nas próximas semanas.
Na tentativa de se aproximar dos militares, Lula escalou o vice-presidente Geraldo Alckmin para coletar as prioridades de investimentos de cada uma das Forças. O presidente já sinalizou afirmando que esse tipo de investimento fortalece a economia através da geração de renda e emprego.
Desde o início do ano, o presidente tem participado de almoços, formaturas e outros eventos com militares. Na semana passada, esteve em um evento da Aeronáutica, ao lado do Comandante Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Damasceno para uma celebração em homenagem aos 150 anos de Santos Dumont.