O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou uma foto em seu perfil no Twitter nesta 2ª feira (24.jul.2023) em que aparece colocando uma faixa no gramado próximo ao Memorial JK, em Brasília, com a frase “entregue sua arma, os vagabundos agradecem”.
A foto foi registrada em 2004 quando Bolsonaro era deputado federal. O ex-presidente protestava contra a destruição de armas recolhidas durante campanha do desarmamento.
Na sexta-feira (21.jul.2023), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou o novo decreto de armas elaborado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O texto faz limitações ao que foi estabelecido no governo Bolsonaro.
Recentemente, a Polícia Federal do Rio de Janeiro negou ao vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) a renovação de seu porte de armas, que está vencido. O político tem uma pistola Glock 9 milímetros.
Em seu perfil no Twitter, Carlos disse que as ameaças à integridade física dele e de sua família aumentaram nos últimos anos e a segurança tem sido reduzida. “Agora, essa questão do porte de arma. A conclusão é de vocês”, afirmou.