Uma tempestade de granizo deixou 110 pessoas feridas em Veneto, na Itália, nesta quinta-feira. Moradores da região registraram os pedaços irregulares de gelo do tamanho de maçãs e bolas de tênis. O temporal aconteceu após dias de calor intenso em todo o território italiano.
Os ferimentos foram registrados nas cidades de Veneza, Treviso, Pádua, Vicenza e Verona. Ao todo, as autoridades locais atenderam mais de 500 pedidos de ajuda.
Violentas granizadas se registraron en provincia de Treviso, #Italia. (Julio 19, 2023). #Véneto #Hailstorm #Granizo #Grandinate #Climagram #Storm
By: Elena Canaia / Meteo en Veneto ✓. pic.twitter.com/QykSzl7pSh
— ⚠️Alerta Climagram🌎ᵘᶠᵒ (@deZabedrosky) July 20, 2023
— O número de feridos com traumas causados por granizo, quedas e cacos de vidro sobe para 110. Mais uma vez agradeço aos socorristas e técnicos que intervieram no rescaldo imediato dos acontecimentos e que continuam estas horas nos trabalhos de restauro e censo de danos — afirmou o presidente da região de Veneto, Luca Zaia.
As equipes de socorro trabalharam durante toda a madrugada e manhã de hoje no corte de plantas e árvores que invadiram as ruas, mas também na remoção de clarabóias, vidros e outros elementos inseguros.
— Assinarei hoje a prorrogação do estado de emergência, uma vez concluídas as avaliações de danos em curso desde a madrugada. A onda de mau tempo, depois de ter afetado as nossas serras, atingiu também a planície ontem à noite, provocando também o ferimento de algumas pessoas — acrescentou Zaia.
Além das pessoas feridas, também foram registrados danos materiais. Moradores fotografaram dezenas de carros com os vidros quebrados e a lataria amassada devido ao impacto do granizo.
O temporal atingiu, sobretudo, as áreas dos municípios de Montebelluna, Cornuda, Crocetta del Montello e Pederobba. Essas localidades são famosas pelo cultivo de uvas prosecco, usadas na fabricação de espumantes.
Créditos: O Globo.