O diabetes mellitus é uma doença crônica, caracterizada pelo alto índice de açúcar no sangue. Esse aumento do açúcar pode ter relação com vários fatores, como sedentarismo, dietas desequilibradas, obesidade e até o próprio envelhecimento da população.
Todas as células do nosso corpo precisam de glicose para obter energia. Por isso, qualquer alteração no metabolismo de carboidratos pode trazer graves consequências para a saúde.
O diabetes já afeta a vida de mais de 400 milhões de pessoas no planeta. No Brasil, estima-se que atinja 8,9% da população.
De acordo com um levantamento do Ministério da Saúde divulgado em abril de 2017, o número de diagnósticos registrou um crescimento de 61,8% em relação a década anterior, passando de 5,5% para 8,9%.
Entre as mulheres, o número de casos registrados teve um aumento 57%. Enquanto entre os homens o percentual de aumento foi ainda maior, 69,5%.
Os sintomas de excesso de açúcar no sangue podem ser discretos, mas quem observa as reações do próprio corpo pode reconhecer alguns sinais que merecem atenção e consulta ao médico.
10 sinais de taxa de açúcar elevada
1) Sede
Note se você sente sede minutos após beber água. Pode ser sinal de que precisamos repor líquidos porque nossas células estão saturadas de açúcar.
2) Urina
Pode ser consequência do aumento na hidratação, mas costuma gerar idas ao banheiro mesmo durante a madrugada.
3) Emagrecimento repentino
Perda de peso sem fazer dieta é sinal de alerta para a saúde. Nosso metabolismo pode estar alterado e os rins podem estar sobrecarregados para eliminar o excesso de açúcar.
4) Excesso de apetite
Quando os níveis de açúcar no sangue estão elevados, menor volume de glicose pode estar disponível para as células. Para obter energia, o organismo vai continuar demandando comida.
5) Cicatrização
As feridas, mesmo que pequenas, demoram a cicatrizar. Sinal de que veias e artérias podem estar obstruídas pelo açúcar e o sangue não chega como deveria na região do corpo que necessita de regeneração.
6) Pele
A pele pode ficar seca e apresentar prurido, ou seja, coceiras. Verifique também se há manchas escuras na região do pescoço e axilas.
7) Infecções por fungos
O organismo fica mais vulnerável à infecções causadas por fungos e bactérias, como a candidíase. O excesso de açúcar favorece a reprodução e desenvolvimento de microorganismos.
8) Irritabilidade
É bastante comum que os desequilíbrios nos níveis de açúcar no sangue afetem o comportamento, aumentando a pré-disposição para quadros de ansiedade, irritação e até depressão.
9) Cansaço
A fadiga aparentemente sem motivo e frequente pode ser indício de que nosso organismo não tem sido capaz de absorver e conservar a glicose de modo adequado. Os picos de glicemia reduzem nosso estado de alerta, provocando sensação de sono e cansaço.
10) Visão embaçada
Mesmo as células oculares sofrem com o desequilíbrio no metabolismo. A visão pode ficar momentaneamente prejudicada pela desidratação provocada pelo excesso de açúcar no sangue.
Créditos: G1.