Um detento foi morto por outro preso com um pedaço de vaso sanitário na noite dessa terça-feira (11/7), na ala psiquiátrica da Penitenciária Feminina do Distrito Federal – conhecida como Colmeia. Ao contrário do restante da cadeia, que é exclusiva para mulheres, a ala psiquiátrica recebe detentos de ambos os sexos.
Uma equipe do Samu compareceu ao local e constatou o óbito de Rafael Sanromã Lauande, 35 anos. O autor do homicídio, identificado como Henrique Melo Silva Faria, 26 anos, foi autuado em flagrante.
O policial penal que flagrou o assassinato informou em depoimento que a briga começou por volta das 19h, quando as luzes da cela já estavam apagadas. Presos que dividiam a cela começaram a pedir socorro, dizendo que um dos detentos estava matando outro.
Segundo o agente, ele e outros policiais penais imediatamente abriram a porta da ala e foram em direção à cela. Rafael foi encontrado ensanguentado no chão, enquanto Henrique permanecia em pé, próximo ao banheiro. Os outros presos estavam no canto oposto, com medo, pedindo para sair de lá.
Vingança
Aos policiais Henrique afirmou ter cometido o crime por vingança. Segundo o detento, Rafael contou, pouco antes da desavença, que matou o irmão de Henrique, em 2014. A informação do assassinato não foi confirmada.
Henrique, então, disse que iria matá-lo e quebrou o vaso sanitário da cela. Os dois se armaram com pedaços de cerâmica e partiram para a briga.
Rafael foi atingido inicialmente em um braço e na testa. Ferido, ele caiu e levou mais quatro golpes no pescoço e seis no peito.
O agressor foi retirado logo em seguida, algemado e encaminhado ao hospital para fazer uma sutura no braço. Em seguida, foi conduzido a uma delegacia de polícia para as providências legais. O homicídio é investigado pela 14ª DP (Gama).
Créditos: Metrópoles.