Depois de demitir a apresentadora Adriana Reid, do Jornal da Manhã, a Jovem Pan mandou embora a setorista Katiuscia Sotomayor nesta terça-feira, 25. Katiuscia comandava o programa Direto de Brasília.
Katiuscia estava na companhia desde novembro de 2021. Um dos motivos apontados é o alto salário que a jornalista recebia.
A empresa passa por um momento de crise com anunciantes, em virtude da campanha de desmonetização realizada pelo grupo extremista Sleeping Giants, acarretando demissões na Jovem Pan. Mais de 100 patrocinadores desembarcaram.
Método do Sleeping Giants que provocou demissões na Jovem Pan
O método do Sleeping Giants funciona nas redes sociais. Os administradores do movimento “marcam” o perfil das empresas e pedem que deixem de anunciar no veículo até terem sua demanda atendida. Os anunciantes cedem, ao pensar que podem estar à beira de uma crise de imagem.
A Jovem Pan se tornou o mais recente alvo dos extremistas, que iniciaram uma campanha de desmonetização da emissora, por suposta disseminação na internet.
Em julho de 2021, o Sleeping Giants mobilizou cerca de 200 empresas para tomarem medidas contra supostos ataques homofóbicos do apresentador Sikêra Jr., na RedeTV!. A lista de patrocinadores que retiraram a verba do programa incluiu BMW, Ford, Tim, Samsung e Caixa Econômica Federal.
No ano anterior ao ataque a Júnior, o Sleeping Giants perseguiu anunciantes do jornal Gazeta do Povo, para asfixiar a publicação. Além disso, o Sleeping Giants fez parte de uma campanha na internet pela demissão do jornalista Rodrigo Constantino, colunista da Revista Oeste e da Gazeta.