Na Noruega, um casal realizando obras em seu jardim acabou fazendo por acidente uma impressionante descoberta arqueológica: em seu terreno, embaixo de algumas camadas de grama e terra, repousava uma antiga espada da Era Viking.
Outro detalhe é que, acima do solo onde o artefato estava enterrado, foi identificada ainda uma pedra de formato oblongo que provavelmente teria sido usada pelo dono da lâmina para demarcar o local.
“Eu não ia cavar muito, apenas um pouco na encosta atrás da casa, para obter mais espaço entre a casa e o terreno”, revelou Oddbjørn Holum Heiland em entrevista à revista norueguesa Science.
Desdobramentos
Para entender melhor o que tinha em mãos, o homem fez algumas pesquisas na internet, ao que foi capaz de encontrar imagens muito parecidas com a espada que havia achado em seu quintal.
Assim, ele decidiu informar o município do condado a respeito de sua descoberta, que foi confirmada como pertencente à Era Viking devido ao estilo de seu punho, que permitiu aos especialistas determinarem que a relíquia remontava ao final dos anos 800 e início dos anos 900.
“Temos datações para diferentes estilos de punhos desde o ano zero, então temos uma boa visão geral de como esses punhos mudaram desde o início da Idade do Ferro até a Idade Média”, explicou o arqueólogo Joakim Wintervoll, segundo repercutiu o portal Arkeonews.
Créditos: Notícias do Brasil.