É isso mesmo. O preço da mansão colocada a venda pelo diretor de cinema James Cameron, num dos condomínios mais exclusivos da Califórnia, supera os R$ 150 milhões de reais ao câmbio de hoje. O criador de Titanic e Avatar, entre outros grandes sucessos de Hollywood, está pedindo a bagatela de U$ 33 milhões de dólares pela propriedade de 40 mil hectares situada no Hollister Ranch, no condado de Gaviota, próximo à cidade de Santa Barbara, na Califórnia.
Até aí, tudo bem, o número impressiona, mas por que essa notícia deveria interessar surfistas. Para quem não é familiarizado, esse condomínio, mais conhecido como The Ranch (não confundir com Surf Ranch do Kelly Slater), abriga algumas das últimas ondas isoladas do grande público na Califórnia. Somente os donos de propriedades no condomínio podem ter acesso por terra. Surfistas forasteiros, apenas os que chegam a bordo de um barco. E esses últimos frequentemente são hostilizados por quem se considera dono do pico.
Após uma batalha judicial que durou anos, em 2019 finalmente foi promulgada uma lei que dizia que o The Ranch seria aberto ao público a partir de abril de 2022. Mas essa abertura ainda não ocorreu devido a um pedido para que fosse realizado um estudo de impacto ambiental antes que os cadeados fossem retirados dos portões. Quem tenta entrar por terra sem autorização é preso e multado por guardas a serviço do condomínio.
Entre os surfistas mais conhecidos que possuem propriedade no The Ranch estão, o ex-competidor do CT, Conner Coffin (na verdade, a propriedade é de sua família), os irmãos Malloy, e o fundador da marca Patagônia, Yvon Chouinard. São seis os picos costumeiramente surfados, espalhados ao longo dos pouco mais de 13 kms de praias do condomínio, todos oferecendo ondas de boa qualidade, e nos dias certos, até mesmo de nível internacional.
Com a mansão de James Cameron sendo colocada a venda, o The Ranch bombou nos principias sites do planeta. Ele batizou suntuosa propriedade de Base da Tranquilidade. Era seu refúgio particular e foi lá que ele escreveu o roteiro de Avatar. Mas como Cameron tem passado a maior parte do tempo no seu país adotado nos últimos anos, a Nova Zelândia, o diretor decidiu que estava na hora de se desfazer de um bem para o qual não tem mais uso.
Obviamente que com a notícia circulando deve ter muito surfista pensando em como seria bom ter uma casa como essa no Hollister Ranch. E praticamente impossível também, devido ao preço. Mesmo que o acesso seja finalmente liberado, as ondas de Hollister Ranch ainda vão continuar sendo algumas das mais especiais da Califórnia. Com certeza não haverá uma freeway passando bem em frente, como em Rincon e Trestles, e tudo indica que o acesso será planejado para evitar ao máximo os danos à natureza. O que permite que os pobretões possam sonhar em um dia surfar as ondas do condomínio exclusivo de James Cameron sem ter que se tornar milionários.
Fonte: MSN.