• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
domingo, 11 de maio de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Brasil

Ação contra Mauro Cid por silêncio em CPI deve ser arquivada, pede MP

Por Terra Brasil
20/jul/2023
Em Brasil, Câmara, Justiça
Edilson Rodrigues/Agência Senado

Edilson Rodrigues/Agência Senado

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

Ministério Público enviou pedido à Justiça Federal do Distrito Federal

 
Nesta quinta-feira (20), o Ministério Público Federal solicitou à Justiça Federal do Distrito Federal o arquivamento da representação feita pela CPI dos Atos de 8 de Janeiro contra o tenente-coronel Mauro Cid. O militar, que foi chamado a depor a comissão no dia 11 de julho, fez uso do direito ao silêncio em mais de 40 ocasiões, se recusando a responder diversas perguntas feitas pelos parlamentares durante mais de sete horas de depoimento.

 

A representação contra Mauro Cid foi decorrente da descoberta, pela Polícia Federal, de mensagens em seu celular com teor supostamente golpista. Nas conversas com o coronel do exército Lawand Júnior, os dois discutiam a possibilidade de uma intervenção militar contra a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Leia Também

Eduardo Costa ignora ordem judicial e prisão pode ser decretada a qualquer momento

Veja como preparar um café da manhã inesquecível e surpreender no dia das mães

Lula empurra devolução do dinheiro do INSS e joga a culpa em Bolsonaro

Segundo o procurador da República, Caio Vaez Dias, que se manifestou sobre o caso, não foram comprovadas condutas criminosas por parte do militar, o que justificaria o arquivamento da representação. Dias afirmou que as perguntas dirigidas a Mauro Cid durante o depoimento eram relacionadas a fatos pelos quais ele já é investigado criminalmente, o que torna legítima sua recusa em respondê-las.

Os advogados de Cid defenderam o arquivamento do caso, argumentando que a representação da CPI representa uma tentativa de criminalizar o direito ao silêncio e alegando que membros da comissão teriam tentado constranger e coagir o ex-auxiliar de Bolsonaro a falar.

A decisão sobre o arquivamento do caso agora está nas mãos da Justiça Federal do Distrito Federal, que analisará o pedido do Ministério Público Federal. A polêmica em torno do uso do direito ao silêncio pelo tenente-coronel Mauro Cid se insere no contexto das investigações da CPI dos Atos Golpistas, que busca apurar a possível existência de um plano para anular a eleição presidencial de 2022, na qual Lula foi eleito presidente.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Janine Borba é demitida da Record após 19 anos na emissora

PRÓXIMO

URGENTE: Câmeras de segurança confirmam versão de Moraes sobre agressão, dizem fontes da PF

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se