Ser fisicamente ativo, não fumar, controlar o estresse e ter uma boa alimentação são alguns dos hábitos apontados por uma pesquisa norte-americana como capazes de prolongar a vida de homens adultos saudáveis em até 24 anos. No caso das mulheres o tempo extra é um pouco menor: 21 anos.
Seja qual for a sua idade hoje, dá tempo de aderir! A pesquisa foi feita com pessoas de mais de 40 anos, mas não se restringiu a essa faixa etária. No caso dos pacientes com mais de 50 anos, o tempo adicional de vida apontado é de até 21. E aos 60 anos, a expectativa é de quase 18 anos a mais.
O estudo, apresentado nesta 2ª feira (24.jul) no encontro anual da Sociedade Americana para Nutrição, foi realizado ao longo de oito anos com mais de 700 mil pacientes de 40 a 99 anos inscritos em um programa para veteranos dos Estados Unidos, o Veterans Affairs Million Veteran Program.
Confira quais são os 8 hábitos apontados:
- ser fisicamente ativo;
- estar livre do vício em opioides;
- não fumar;
- controlar o estresse;
- ter uma boa alimentação;
- não beber compulsivamente regularmente;
- ter uma boa higiene do sono;
- ter relações sociais positivas.
Os resultados publicados mostraram também que o estilo de vida pode contribuir diretamente na prevenção do desenvolvimento de doenças crônicas, como o problemas cardíacos e diabetes tipo 2.
O sedentarismo, consumo de opioides e o tabagismo tiveram o maior impacto na expectativa de vida; associados a um aumento de 30 a 45% do risco de morte.
Créditos: SBT News.