Foto: Reprodução.
Um vídeo em que Zezé Di Camargo conhece dois irmãos gêmeos autistas nos bastidores de um show em Natal (RN), repercutiu nas redes sociais na última terça-feira (27/6), e rendeu críticas ao cantor sertanejo, já que alguns internautas afirmam que ele imita o movimento repetitivo, chamado de estereotipia, feito por um deles no momento do encontro.
O caso, que ocorreu no último sábado (24/6), começou a viralizar nas redes sociais após o influenciador Ivan Baron, conhecido por seu engajamento na luta contra o capacitismo, criticar a postura de Zezé.
➡️ Zezé Di Camargo é criticado na web por imitar estereotipia de autista
— Metrópoles (@Metropoles) June 28, 2023
Um vídeo em que Zezé aparece, supostamente, imitando um dos gêmeos Augusto e Ângelo Maia, que são autistas, viralizou nas redes
Leia: https://t.co/zzR4M8OUMI pic.twitter.com/NKLuERPXnN
Os gêmeos que aparecem na gravação são Ângelo e Augusto Maia, que acumulam mais de 100 mil seguidores nas redes sociais. A mãe deles, que mostra a rotina de cuidado com os filhos, tem mais de 280 mil seguidores.
“Estereotipias ou stims são movimentos repetitivos bem comuns em pessoas com autismo. Se você ver ou se comunicar com alguma pessoa Autista e ela apresentar esses comportamentos, naturalize e não tente imitar para fazer uma graça, é um desrespeito grande! Vamos aprender?”, escreveu Ivan Baron na legenda do vídeo.
No Twitter, internautas também criticaram a postura do artista. “Capacitismo recreativo! Precisamos aprender a respeitar, para ser respeitados”, comentou uma pessoa. “Conheço essa duplinha de irmãos gêmeos, a mamãe deles tem uma conta no TikTok, eles são uns amores, super divertidos e inteligentes! Uma pena, essa falta de respeito”, escreveu outra.
Alguns fãs do cantor saíram em defesa dele e afirmaram que o trecho do vídeo que está sendo veiculado foi tirado de contexto. “Não que ele esteja certo, mas é bem desonesto usar só esse recorte do vídeo. Depois eles inclusive cantaram juntos”, rebateu um internauta.
A assessoria de Zezé Di Camargo foi procurada pelo Metrópoles, mas ainda não se pronunciou.
Créditos: Metrópoles.